A nova propaganda da Vivo, feita para a campanha de comemoração do Dia dos Namorados, traz uma versão da música Eduardo e Mônica, do Legião Urbana. O videoclipe tem pouco mais de 4 minutos e mostra de forma condensada, mas muito criativa, a história por trás da letra da música em questão.
Acontece que a agência Africa, responsável pela peça, está sendo acusada de plágio!
Não é a primeira vez que a agência causou certa comoção na internet devido a suas peças. Primeiro foi o péssimo mal gosto na elaboração da logomarca da taça da Copa que será realizada no país em 2014, conforme visto aqui. Agora, a Africa chamou atenção pela acusação de plágio por conta de uma ação de 2002 que, coincidência ou não, usava a mesma música para divulgar uma empresa de telefonia, que no caso seria uma de suas concorrentes diretas, a Claro, que na época era a operadora Algar Telecom Leste (ATL).
A versão da ATL apareceu na rede nesta quinta-feira, dia 9, através do YouTube. Os comerciais usam o mesmo princípio criativo, com um clipe contando a história da música. O antigo tem apenas 1 minuto e mostra de forma cortada a canção, com trechos da letra e música embaralhada e cantada por uma cantora que não consegui reconhecer, provavelmente uma música contratada especialmente para a propaganda. A peça atual, além de ter mais tempo e ser dez vezes mais criativa e bem dirigida, utiliza a canção original, cantada pelo Renato Russo.
A Africa se defende dizendo que usar uma mesma música em um mesmo segmento foi apenas uma grande "coincidência", porém existem informações de que o Diretor de Arte dos dois clipes é o mesmo!!!
"Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música, mas da forma que foi feita é novo." - admitiu a agência, confirmando que já sabiam da existência de outras versões.
A propaganda da ATL foi veiculada apenas para o mercado de varejo do Espírito Santo, por isso muita gente não sabia disso.
.
A versão da ATL apareceu na rede nesta quinta-feira, dia 9, através do YouTube. Os comerciais usam o mesmo princípio criativo, com um clipe contando a história da música. O antigo tem apenas 1 minuto e mostra de forma cortada a canção, com trechos da letra e música embaralhada e cantada por uma cantora que não consegui reconhecer, provavelmente uma música contratada especialmente para a propaganda. A peça atual, além de ter mais tempo e ser dez vezes mais criativa e bem dirigida, utiliza a canção original, cantada pelo Renato Russo.
A Africa se defende dizendo que usar uma mesma música em um mesmo segmento foi apenas uma grande "coincidência", porém existem informações de que o Diretor de Arte dos dois clipes é o mesmo!!!
"Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música, mas da forma que foi feita é novo." - admitiu a agência, confirmando que já sabiam da existência de outras versões.
A propaganda da ATL foi veiculada apenas para o mercado de varejo do Espírito Santo, por isso muita gente não sabia disso.
.
Bom, acho que dá pra considerar, assim como no mundo da música, como uma versão melhorada de outra música, mas fica claro a falta de criatividade ou dificuldade de, hoje em dia, se criar algo totalmente novo. O pior é que o resultado ficou muito bom! =)
Aqui você fica com as duas versões para comparar.
.
.
....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentaê