Blogger templates

7 de abr de 2011

Pablo Ferro, designer de títulos de filmes

Talvez você nunca tenha ouvido falar que existe a profissão de designer de títulos de filmes, mas sim, existe e o cubano Pablo Ferro, um designer gráfico criado em Nova York, é o cara responsável por várias delas!



Ferro aprendeu sobre animação sozinho, utilizando apenas um livro de Preston Blair, um dos mais notáveis animadores conhecido por seu trabalho na Walt Disney Productions e da Metro-Goldwyn-MayerEm meados dos anos 50, ele entrou na indústria nova-iorquina de animação como freela na Academy Pictures e na Elektra Studios. Ele encontrou seu primeiro emprego sólido numa empresa que fazia os comerciais.
Foi enquanto trabalhava lá que conheceu e fez amizade com o ex-animador da Disney, Tytla William, que se tornou um mentor. Outro colega de trabalho foi Stan Lee, o então futuro editor e criador da maioria dos personagens da Marvel Comics, com quem teve o prazer de criar uma série de quadrinhos de aventura de ficção científica.
Em 1961, formou parceria com Schwartz e Fred Mogubgub com quem fez algumas animações antes de formar a Pablo Ferro Filmes, em 1964.
.

Desde a abertura do inesquecível Dr. Strangelove de Stanley Kubrick até a revolucionária montagem split-screen do original The Thomas Crown Affair, o cineasta cubano, vem colocando sua marca indelével na imagem em movimento por mais de quatro décadas. Um pioneiro da edição de corte rápido, as imagens de tela múltipla (o primeiro no cinema e na televisão em 1963), da animação e dotado de um inerente senso de humor, com seu estilo visual influente, Ferro tem contribuido imensamente com o cinema, a televisão, a animação, comerciais, novelas e até livros infantis!
.

Cineasta autodidata, Pablo primeiramente ganhou destaque com animações clássicas, como os primeiros logos em cores da NBC (o pavão) e da Burlington Mills, bem como as tecnologicamente inovadoras apresentações visuais que fazia em filmes.
Reconhecido como "o melhor designer de títulos de filmes atualmente", já trabalhou em filmes como Filadélfia, De Caso com a Máfia, Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem), Viver e Morrer em Los Angeles, Homens de Preto, A Família Addams entre outros mais de 100 filmes que já expuseram suas criações. Seus memoráveis trailers ajudaram a introduzir filmes como Laranja Mecânica e Jesus Cristo Superstar na lista dos filmes mais cults.
Pablo trabalhou em vários filmes com seu falecido amigo e cineasta Hal Ashby, incluindo o documentário The Rolling Stones, Let's Spend The Night Together. Além de dirigir e produzir seu próprio filme, Me, Myself & I (1991). Já conquistou 70 prêmios nacionais e internacionais de cinema e em 1999, com o prestigiado Prêmio de Design da DaimlerChrysler. Em 2000, Pablo foi introduzido no Art Directors Hall of Fame.

No vídeo abaixo você verá uma montagem mostrando uma sequência de filmes vencedores do Oscar dos quais Pablo trabalhou. Ele
atualmente está fazendo um livro infantil, uma graphic novel e concluindo uma animação que estará em um documentário feito sobre a vida dele e que será lançado em 2012. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...