Blogger templates

13 de abr de 2011

Sem Música, o Design seria um erro.

  Todas as Quartas, no Submundo Mamão.

Without music, design would be a mistake!!!

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse: "Sem música, a vida seria um erro". Viver a vida e projetar o seu trabalho de design sem música também é um erro. A música pode mudar o seu humor e influenciá-lo bastante.
Ela pode ser utilizada de várias maneiras: para a produtividade, branding, criatividade, influências e diversão. Apesar de às vezes ser mal utilizada em lojas de departamento, a música é utilizada para influenciar seus consumidores e criar uma atmosfera agradável.
A Universidade de Monash (a maior universidade pública da Austrália, com campus na Malásia e na África do Sul) chegou a fazer um estudo sobre isso...


E foi concluido que o uso da música pode contribuir para a marca e causar impacto sobre os clientes. Alguém aí se lembra da propaganda do Novo Ford Fusion?
.



E o que falar das propagandas da Coca-Cola?



Já se convenceu disso não é?



A música é uma ferramenta importante na Arte e no Design. Muitas faculdades de Design deveriam ensinar a você manter um blog ou scrapbook com todo o material que possa te influenciar e muitas vezes os professores deveriam te pedir para fazer um projeto com imagens de referência para você sempre ter onde se inspirar e começar o seu próprio projeto; ou simplesmente uma lista que possa te ajudar a criar seu trabalho e torná-lo mais eficaz.
E aí também se encaixa a música. Pensar num roteiro para animação com uma música em mente já adianta quase 50% do projeto.
Fazer algo, criar uma peça ouvindo uma música que você gosta então, vai te deixar muito mais relaxado e criativo para conceber a peça. E via de regra, sempre que você ver aquela pequena obra de arte, você com certeza lembrará de pelo menos uma música da qual você ouviu.
 
 
Por que a música é importante?

Ela pode projetar o seu estilo
Ela pode ser usado para manter um estilo
A batida pode mantê-lo trabalhando rápido
A melodia pode dar forma ao jeito de fazer
Pode ajudar com a seleção de cores
Pode manter o bom humor
Pode criar uma atmosfera boa no local de trabalho
Pode contribuir para o branding

Como fazer uma lista

Não tem tempo de ficar tirando e pondo cds? Não tem mp3 suficientes no seu HD? Não tem paciência para organizá-los na hora de ouvir? Bem, não se preocupe mais! Taí algumas dicas:
 
Faça o download do iTunes, em seguida, crie suas listas de reprodução automática!
Existe um sistema até de gerar listas automaticamente por músicas similares.
Outra opção no iTunes é usar o Genius Mixes. Estas são listas automáticas baseadas em gênero da sua coleção, basta um clique e você já pode ouvir suas músicas.
Outro recurso para encontrar músicas similares é a Last.fm.site cria uma biblioteca de músicas em seu banco de dados com base em sua coleção de classificação e o número de vezes que você as ouve sugerem outras músicas que você gostaria de ouvir. É uma maneira útil para encontrar novas músicas e músicos que você ainda não tinha ouvido, ou para encontrar novos álbuns, quando são liberados.
 
 
Compartilhamento de música

A vantagem adicional de ter a biblioteca de música acessada desta maneira é que você pode utilizar um widget simples para compartilhar o que você está ouvindo no seu blog ou website (desde que ele seja da Wordpress, mas acho que você encontra similares para outros blogs).
Quem sabe numa dessas você compartilha a música que você costuma ouvir e seu cliente seja capaz de entender sua marca.
 
 
Encontrando arte na música

Você já ouviu falar de sleevage.com? Com este excelente recurso você encontra as capas de álbuns por termos de busca relacionados ao seu conteúdo artístico. Fica sabendo qual estúdio de design responsável pela criação da capa, o artista e até o estilo (da artenão da música). Muitas vezes, a arte que vem da música pode vir carregada de elementos criativos que podem influenciar e impulsionar ainda mais seus projetos de design.
 
  Divirta-se

No final, a intenção é se divertir enquanto trabalha. Se ouvir uma boa música de sua banda favorita coloca um sorriso nesse seu rosto, as chances de você fazer um bom trabalho aumenta e muito!
Afinal, se conseguiram fazer algo aproveitável para ensinar semiótica com uma música do Engenheiros do Hawaii você acha que não consegue fazer algo primoroso?
 
 
E você? Que músicas ouve? Quais os gêneros que mais influenciam em seu trabalho? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...