Blogger templates

31 de mai. de 2011

Não sabe o que um designer faz?


Quer que alguém explique? Mas de maneira correta pra você entender?
Então tá!
Você já deve ter ouvido a frase: "Quer que eu desenhe?".
Foi isso que a Pyx Motion Design fez. Desenhou para explicar...
Em parceria com Bruno Malaco, Flávio Ribeiro e narração de Sérgio Moreno, o vídeo bem humorado traz uma visão da profissão e explica de maneira lúdica e irreverente o que um designer faz.
A narração é de um dos caras mais conhecidos nessa área, e é só começar a ver o vídeo para lembrar de desenhos como o do Mickey Mouse e Co. ou do Futurama entre outros conhecidos. 

Se depois dessa você ainda não entender o que um designer faz, não sei mais como poderão te explicar.

27 de mai. de 2011

Mais uma Animação Pixelizada em 8-Bits

Ano passado eu comentei aqui sobre uma animação bem legal de um caminhoneiro totalmente produzido na "vibe" dos 8-bits dos fliperamas da minha época de molecão. Sempre tenho visto, e gostado, dessas novas roupagens que fazem com animação para ela se parecer antigona. Vai ver é saudosismo...
Esses dias eu vi um clip de uma banda chamada GoldFish que fez o mesmo esquema para a música “We Come Together” e achei bem maneiro!
Producido por Mike Scott ela mistura várias técnicas de animação, tem até 3D, e vai na mesma pegada de Truckers Delight que mencionei acima.
Confere aê!


E não é só isso... procure as diversas referências que a animação traz dos mais diversos e clássicos games!

26 de mai. de 2011

Superman abandona os EUA

Se não consegue ler, procure um oftalmologista ou clique na imagem para ampliar!

E depois tem gente que pergunta porque o Superman voltou atrás!
Americano além de patriota e puxa-tapete também, maluco! E outra... vai querer mexer com um dos heróis mais inteligentemente sacanas das HQs? (Só não sei ainda como o Parker não conseguiu ficar milionário...)

A Fórmula do Sucesso


Nem mesmo Einstein conseguiu descobrir a fórmula secreta!

25 de mai. de 2011

Sobre pod e videocasts (com surpresa!)

Atualizado em 18/04/2013


Confesso que nunca fui muito de ouvir podcasts, videocasts e uarévers e tal, mas depois que comecei a fazer os podcasts lá no blog Uarévaa, comecei pegar gosto pela coisa. Tá certo que a muito tempo não ouço nada, pois meu tempo está mais curto que antes, pra vocês terem uma ideia, nem os pods do MDM (que eu curtia bastante, mas hoje nem tanto), nem os nossos e nem os do Jovem Nerd, os que eu mais curtia ouvir, eu tô conseguindo...

Eu costumo pegar um dia em que eu estou trabalhando nos meus projetos gráficos e ficar ouvindo uma batelada de uma vez só.

Ontem, já que estava com mais tempo, resolvi ver alguns episódios do Nerd Office dos quais eu estava bem atrasado e qual não foi minha surpresa em ver que eles inseriram um desenho meu num desses episódios! Caraca, que legal!
E ainda mais num episódio sobre o Stallone Cobra, o filme B dos quais eu mais gosto!

Só por causa disso vou fazer um desenho do Alottoni, o Jovem Nerd e do Azaghâl de presente. Os caras merecem pelo bom gosto em escolher imagens na internet...rs.

Fiquem aí com o episódio em questão e ria muito com uma das maiores pérolas da dublagem no Brasil!!!























E antes que alguém duvide, taí o desenho do Brucutu que eu fiz e que aparece lá no vídeo!




Hoje em dia faço bastante podcasts e até estou editando. Dá uma conferida nos novos lá no site do Uarévaa e aqui em baixo algumas dicas sobre como fazer podcast pra quem tá começando e chegou até esse post. (Resolvi fazer isso porque muita gente chega a este post achando que é um tutorial de como fazer!).
Espero que ajude!!!

Plugins essenciais para podcast



24 de mai. de 2011

3º Concurso de Bolsas de Estudos Integrados QUANTA Academia de Artes e Revista ZUPI


A QUANTA ACADEMIA DE ARTES em parceria com REVISTA ZUPI lança a 3º edição do CONCURSO PARA BOLSAS DE ESTUDOS INTEGRAIS.
Dessa vez serão no total SETE bolsas de estudos:

Três bolsas para:
- CURSO DE DESENHO

E mais uma bolsa de estudos para cada um dos cursos abaixo:
- ILUSTRAÇÃO
- TÉCNICAS DE PINTURA
- ILUSTRAÇÃO DIGITAL
- HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.


Gostou? 

Marvel Day


Atenção! Atenção! Você, Marvelmaníaco de qualquer idade que esteja em dia ou não com sua leitura de HQs, está sendo convocado para comparecer no dia 28 de Maio de 2011 na Rua Augusta 2299, Cerqueira César, para se juntar a nós neste evento único e espetacular organizado pelo Universo Marvel 616 e a Coleciona Brinquedos. Veja o folheto de convocação com arte exclusiva de Luke Ross para saber quais são as atrações do evento.

E mais...
 

23 de mai. de 2011

Quadrinhos deixam as pessoas mais inteligentes

O site Antigravidade promoveu mais um debate, ou "anti-debate" como eles dizem por lá, e desta vez trouxe a pesquisadora Valéria Bari que está defendendo uma tese de doutorado sobre as capacidades intelectuais que os leitores desenvolvem através dos quadrinhos.
Maurício Muniz apresenta esse podcast (misturado com vlog) muito interessante que mostra que ler quadrinhos faz bem, sim e diferencia aquelas pessoas que por lerem e fazerem cagada, não necessariamente significa que foram os quadrinhos o estopim ou a má influência para uma ação errônea da pessoa, que nada mais é que um problema de caráter. Assim como qualquer outra mídia, como games, que é comumente atacada por psicólogos, políticos, imprensa, etc, pessoas que não se aprofundam melhor no tema e curtem mesmo achincalhar por puro prazer e ignorância...
Seria legal uma discussão sobre isso. Gostaria de saber o que o leitor acha.
Fiquem a vontade para comentar!

21 de mai. de 2011

Gibiteca Henfil completou 20 anos!


Hoje de manhã (21/05) eu tava assistindo ao Globo Universidade enquanto desenhava e vi uma entrevista bem legalzinha, no quadro Eu amo meu trabalho, com Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo e lembrei que é lá que funciona a Gibiteca Henfil. Aliás, o programa tava interessante, pois mostrou algo sobre artes plásticas (pinturas, esculturas, instalações, etc.) e das universidades que possuem essa atividade na grade de ensino, como por exemplo a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Se tiver curiosidade de ver é só acessar aqui.
Infelizmente, como esse não é um post patrocinado pela Globo, então vamos voltar ao assunto da Gibiteca...


No dia 19 de maio de 2011, a Gibiteca Henfil completou 20 anos de existência e para comemorar a data, foram preparadas uma série de eventos e ações, como a que rolou na quinta, com uma palestra de Ivan Cosenza, filho de Henfil e herdeiro de suas obras. Ele tem fomentado e divulgado amplamente o trabalho do pai. Rolou também uma exposição com os trabalhos de Henfil (vida e obra, em que são mostrados todos os personagens criados pelo artista, além de charges políticas e esportivas) e imagens e charges de uma homenagem feita logo após sua morte no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Teve também uma mostra de desenhos.

A Exposição vai até dia 17/07 de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.


A entrada é franca!


A outra mostra que ainda rola por lá é a mostra "Seu Desenho, Seu Olhar", também como parte das comemorações do aniversário da Gibiteca, uma homenagem pelos próprios usuários. A mostra terá a versão virtual no site do CCSP e a versão presencial na Gibiteca Henfil. Serão aceitos desenhos em papel tamanho A4 (valem caricaturas, tirinhas, quadrinhos, cartuns - qualquer tipo de desenho!), que devem ser entregues no balcão da Gibiteca.

Desenhistas de São Paulo aproveitem a oportunidade!




Fontes: site da Gibiteca Henfil e Humor em Quadrinhos

Se as fontes fossem cachorros


#Eu ri

Não se engane


Isso é verdade, mesmo. Nunca dá pra confiar nessas... peraí?!?

Heróis (e vilões) em fotos históricas

Às vezes aparecem certas coisas na minha frente que fico pensando: "Porque eu não pensei nisso antes?", ou melhor, porque eu não as executei isso ANTES!!!
O brilhantismo e a criatividade de um artista você vê em casos como esse, onde nada antes havia sido feito nesses moldes e o cara vai lá e faz algo inusitado e, nesse caso, extramamente pop!
Isso é o que acontece com uma série de fotos que o artista Agan Harahap ou como é conhecido no Deviantart (~TOYIB) fez algum tempo atrás.
Ele reuniu um monte de fotos históricas reais e com a ajuda do Photoshop e de sua grande criatividade montou uma série de "fatos" ocorridos com super-heróis, como se eles realmente existissem! (Ah, eles não existem?)


 
Confira no restante do post algumas fotos incríveis e um pouco da história delas.

(Aposto que alguns já viram essas fotos por aí, mas não sabiam quem era o artista e tampouco a história por trás dessas fotos. Aqui no Submundo mamão você terá isso, pequeno padawan!)


18 de mai. de 2011

O Rocketeer alça voo novamente!

Há quase 30 anos atrás, foi lançada uma graphic novel que se tornaria um aclamado clássico dos quadrinhos pulps e que inexplicavelmente nunca teve uma sequencia, Rocketeer de Dave Stevens. Em todos esses anos desde sua estreia auspiciosa, muitos fãs e novos e curiosos leitores esperavam que a série fosse trazida de volta, pois o respeito pelo talento e trabalho de Dave assim como pela sua maior criação só cresceu durante esses anos.

 

Veja as capas das novas séries da linha Ultimate

Diretamente do

Posts sobre Quadrinhos, todas as Quartas!
No início deste mês de maio a Marvel divulgou seus planos de revitalizar sua linha Ultimate. Porém, não havia divulgado qualquer imagem sobre este novo projeto. Até agora!



14 de mai. de 2011

O game sci-fi Mass Effect em quadrinhos!


Saindo um pouco do eixo Marvel/DC, hoje vou falar um pouco de quadrinhos publicados pela excelente Dark Horse, que sempre traz uma boa literatura para nós nerds.

A editora, criada por Mike Richardson é uma das maiores editoras independentes de quadrinhos e manga dos EUA e publica quadrinhos com temas tanto voltados para super-heróis quanto para os de ficção científica. Ela é responsável por personagens licenciados como Buffy, Conan, Star Wars e Robocop. Na parte de mangas a editora é responsável por publicar a épica Akira de Katsuhiro Otomo, Astroboy, Berserk e Ghost in the Shell.
Existiu ainda uma linha chamada “Legend”, que foi de 1994 à 1998, e que publicou trabalhos de grandes nomes do quadrinhos como Frank Miller, John Byrne e Mike Allred. Como séries originais, a DH publica The Goon, Concret, Ghost, Grendel, o amalucado Máskara (The Mask), o coelho samurai de Stan Sakai, Usagi Yojimbo e o carro-chefe da editora na linha de heróis, o fantástico Hellboy!

Sim, destaquei que o personagem de Mike Mignola, como o principal na linha de heróis, pois não podemos esquecer que, com certeza, as revistas mais vendidas pela editora são as de ficção científica, baseadas no filme Star Wars!

E é nessa mesma vibe sci-fi que a Dark Horse publica nos EUA Mass Effect, a épica série baseada nos games de RPG de mesmo nome e desenvolvido pela BioWare, que inicialmente era exclusividade do console da Microsoft, X-Box 360 e que hoje pode ser jogado também no PS3.


12 de mai. de 2011

O triste caso do garoto que não queria ser furado.


Véio, o que esse cara tomou? O cara regrediu a infância depois do porre! =)
Aposto que depois desse vídeo o cara não sai mais pra beber se alguém tiver com uma camêra na mão...

4 de mai. de 2011

Tabela de Preços de Dezáiner Gráphico - parte 2

Todas as Quartas, no Submundo Mamão.

Segunda parte da Tabela de Preços da saga sobre "quanto um designer deve cobrar" já comentada aqui em outros posts. A continuação de como o designer deve agir em casos extremos!
Mais algumas dicas fechando as 73 sugeridas.
Perdeu a primeira parte? Então clique aqui e volte pra cá depois! 
 
Só lembrando: Esse é um texto de humor, ok?

Superman deixa de ser cidadão dos EUA

Diretamente do

Posts sobre Quadrinhos, todas as Quartas!


Action Comics nº 900 chegou ontem às comicshops estadunidenses, mas muitos leitores de lá podem não gostar do que estão prestes a ler, pois nesta edição Superman deixa de defender o “modo de vida americano”.


Val em Crise das Infinitas Cópias


Sim, sim! O cara mais ácido, grotesco e irresistível das Hqs nacionais está de volta!
Val ganhou nesse mês mais um oneshot que faz parte da Tetralogia preparada para o personagem que é criação do meu brother Vagner Francisco. Crise das Infinitas Cópias marca não a última HQ do personagem que faço, mas uma espécie de "licença", infelizmente... Tenho tido muito trabalho à fazer e não poderei dedicar toda a atenção que o personagem merece.
Mas logo, logo estou de volta.
Espero que você curtam a leitura. Tá bem interessante.
É nela que será apresentado um personagem que criei especialmente para a HQ.
Não precisava nem dizer que de longe, Val foi um dos personagens que mais curti fazer, tanto pelo que ele é e representa para as Hqs independentes, mas por ter trabalhado com um cara tão gente boa e paciente como o Vagner. O cara luta muito por uma cultura maior de quadrinhos nacionais e seus roteiros sempre surpreendem. Outra coisa que tenho que falar é que o cara é desprovido totalmente de egocentrismo. Sério.
Quando trabalhamos juntos, ele sempre ouve minhas opiniões sobre a condução das histórias. Graças a isso pude de uma maneira ou outra, fazer com que um pouco da minha visão do personagem e de como eu acredito que os quadrinhos devem ser mostrados fosse considerada e utilizada nessas histórias. É por isso que sempre dividimos a autoria dos roteiros das histórias, pois construimos juntos uma maneira de levar sempre algo de bom para os leitores. E o importante: Sem estrelismos!
Trabalhamos tão bem quanto Stan Lee e Steve Ditko trabalhavam, hahahahaha.

Se caso você é um desses leitores da qual as histórias não agradaram, saiba que a gente fez com muito carinho, mas não vemos problema nenhum em receber críticas que nos levem a melhorar, portanto, pode soltar a voz se quizer! Mas por favor, sem trollar!
Nossa intenção é levar entretenimento.
Mas Val não faz só isso. Faz com que as pessoas pensem sobre aquilo que estão lendo. Faça o teste, você vai reconhecer isso, com certeza!
VAL - CRISE DAS INFINITAS CÓPIAS é uma sincera homenagem que nós prestamos a todos os desenhistas que fizeram ou irão fazer o personagem um dia.

Abaixo, você pode ler a HQ online e se quizer fazer o download dela é só clicar aqui.



3 de mai. de 2011

Subversos #6 indicada ao Troféu HQMix!

Hoje recebi um e-mail que me deixou bastante contente.
Meu amigo Alexandre Manoel nos informando que a Subversos #6 (a edição especial feminina) foi indicada na categoria "Melhor Publicação Independente de Grupo" do troféu HQMix!!!
Isso é muito bom!



Isso comprova o cuidado e reafirma a qualidade com a qual a revista foi feita e editada.
Bem como a forte presença que os trabalhos de autoras podem ter no mercado brasileiro de quadrinhos.

E antes que algum engraçadinho pergunte: " Ô Vini, cê virou a Ariadna?", eu explico... é que podiam participar artistas do sexo masculino (no caso a classe da qual eu me encaixo, sério) se fizessem parcerias com mulheres. Ou desenhando ou roteirizando. E foi isso que aconteceu, pequenos padawans.
Aproveitando o clima de alegria, vou disponibilizar para os leitores do Submundo, com exclusividade, a versão meio coloridada HQ:


Clique para ampliar

Quero agradecer de coração à querida Srª Elaine Bozza, pois graças a ela foi possível participar de todas as edições dessa maravilhosa HQ independente. E agradecer também ao Alexandre, ao Shin e ao Akira, editores da revista pela amizade e por acreditar e gostar do meu trabalho! Cês são os caras!

Ninguém esperava a indicação, já que a edição foi lançada no início do ano passado e, geralmente, os lançamentos de início de ano não são lembrados nessas listas.
A lista com os indicados e informações sobre como participar da votação pode ser conferida no blog do prêmio: http://trofeu-hqmix.blogspot.com/

2 de mai. de 2011

Resenha: Thor


A Marvel Studios assumiu um grande dilema: Adaptar um dos mais icônicos personagens de suas fileiras para o cinema, consolidá-lo e ainda prepará-lo para o grande evento que será o filme dos Vingadores em 2012. E isso não é mérito só de Thor, mas também do Capitão América que também passará pela prova de fogo dentro de alguns meses.
E a missão do Deus do Trovão, o primeiro herói da editora a chegar essa ano nas telas, é conseguir ligar o mundo fantástico da mitologia e da magia com o mundo real apresentado dentro do filme do Homem de Ferro. E a pergunta que ficou era: "Será que vão conseguir isso satisfatoriamente?"

Nessa resenha você descobre a resposta da pergunta que eu fiz a mim mesmo ontem após sair do cinema: "Eles conseguiram concluir essa missão?"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...