Blogger templates

3 de fev. de 2011

Superman meio canadense?



Você realmente acha que conhece a história da concepção, da criação da lenda, do homem, do mito Superman? Acredita que sim?
Pois bem, saiba você que o Homem de Aço é metade canadense! O quê? É verdade. 
Vou contar aqui a "origem" que tem sido por muitas vezes negligenciada desde o nascimento do Superman.

O canadense Joe Shuster e o americano Jerry Siegel são os criadores do personagem, um dos super-heróis mais famosos do mundo. O fato de que os dois eram judeus todo mundo sabe, mas dificilmente alguém sabe a nacionalidade de um judeu, e foi isso que acabou mascarando as curiosas raízes do personagem.
 
Quando tinha 10 anos, Shuster e sua família deixaram Toronto para morar nos Estados Unidos, mas o menino que cresceu para se tornar um lendário artista nunca esqueceu a sua ligação com seu país de nascimento. Em 1992, ele deu uma de suas últimas entrevistas, e falou ao jornal Toronto Star sobre como o Canadá era importante
para ele e as impressões que o país deu a história do Superman. Ele morreu poucos meses depois dessa entrevista.

Shuster era um entregador de jornal e trabalhava pro Toronto Star, e deu, originalmente, esse mesmo nome ao jornal onde trabalhava Clark Kent (o "bem-educado" alter ego do Superman, assim como são os canadenses, afinal eles são descententes de franceses, aqueles frescos). Mudou para "The Daily Star" e depois, em 1940, para "The Daily Planet" (Planeta Diário) logo depois que Metropolis foi finalmente finalizada. O repórter
canadense Henry Mietkiewicz disse que se lembra dos primeiros esboços e desenho onde mostravam o prédio do jornal canadense.
"Precisávamos de um nome, e eu espontaneamente lembrei do Toronto Star.
Decidi fazê-lo dessa forma, no calor do momento, porque 'a estrela' tinha uma influência muito grande em minha vida." - disse o artista em entrevista.

Shuster também apontou que a cidade do Super-Homem, Metropolis, foi modelada à partir de Toronto, e não Cleveland, onde ele estava vivendo no momento em que ele desenhou pela primeira vez o super-herói.
"Cleveland não era tão metropolitana como Toronto, e não era tão grande ou tão bonita", disse ele - "Tudo o que eu vi em edifícios de Toronto ficou em minha mente e saiu sob a forma de Metrópolis".

Conheça esse pequeno vídeo produzido pelo governo canadense em honra de Joe Shuster que explica um pouco como foi a criação do personagem.
Pro alto e au revoir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...