Blogger templates

30 de jan. de 2011

Dia do Quadrinho Nacional 2011


Hoje, 30 de Janeiro, é o Dia do Quadrinho Nacional.
Mas realmente, existe algo à se comemorar?

Falta de incentivo, falta de mercado, falta de distribuição, falta de grana pra bancar sua HQ nas bancas.
Resta a internet. Mas invariavelmente, ainda assim pouca coisa dá certo.
Além de ter que aguentar os Trolls que não fazem questão nem de ler quadrinhos nacional, mas que adoram "trollar" seu trabalho, ainda temos que aguentar a infinita "panelinha" de artistas que se unem para poder sobreviver, capengamente, também é verdade, ao "mercado" nacional.

Não sei se há algo pra comemorar...
Pelo menos não me sinto tão disposto como antiguamente.
Esses dias, sinceramente, venho pensando bastante em parar. Ou dar um tempo...
Pra estudar, pra fazer outras coisas importantes das quais deixei de lado nesses últimos anos de dedicação ao quadrinho.

Vi poucos sites ou "blogs especializados" tratarem da data de hoje. E isso é triste.
Eu sei que é Domingo, ninguém é obrigado a trabalhar nesse dia, mas isso não é desculpa pra blogueiros, que podem simplesmente deixar a matéria pronta na sexta pra sair no Domingo, automaticamente.

Na verdade, existe sim uma pequena coisa a ser comemorada.
Belo Horizonte, através da Associação Cultural Nação HQ / Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos, comemorou pela 6ª vez consecutiva o Dia do Quadrinho Nacional e com a ajuda das autoridades da cidade, criou-se a lei que institui esse dia como o dia oficial do quadrinho na capital mineira. A lei de (nº 906/09) de autoria do vereador Paulinho Motorista e sancionada pelo prefeito Márcio Lacerda é uma grande vitória para os profissionais e leitores daquela região.
Mais do que uma vitória do movimento cultural, a aprovação da lei revigora a produção de quadrinhos e reconhece o trabalho realizado pelos quadrinistas de lá.

O evento ocorre a 6 anos na cidade e teve como tema uma homenagem ao Quadrinista Desconhecido.

Espero que se criem mais eventos e leis como esta em outras regiões e que o quadrinho nacional possa se fortalezar ainda mais. Talento pra isso temos de sobra...

O desânimo é tão grande que nem o Blog dos Quadrinhos quiz promover a Maratona nesse ano, e só fará algo pois os leitores se manifestaram contra a medida.

Bom, a única coisa que posso deixar pra vocês é a indicação de algumas webcomics que fiz, além de um link "esperto" com 3Gb de Hqs nacionais de artistas famosos.
Clique aí nos links e divirta-se:

E viva o Quadrinho Nacional! Êêêêê... =/


2 comentários:

  1. Pena seu desânimo, Vini. Vc é um cara gente boa, talentoso e que tá sempre fazendo alguma coisa legal. Espero que nos próximos meses se anime. Precisamos - leitores, blogueiros e afins - de você. :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força, Tiago.
    Mas ultimamente está tudo meio complicado. Ainda terá um lançamento meu daqui a alguns meses, mas creio q será o último...por enquanto.
    Preciso rever um monte de coisa no meu trampo.
    Mas estaremos sempre por aí. =)

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...