Blogger templates

31 de jan. de 2011

8 dicas para estimular a criatividade


Podemos dizer que todos somos criativos, ou seja, possuímos a habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Mas e quando há momentos em que nos encontramos sem a menor inspiração, começamos a andar em círculos e nos vemos em um beco sem saída? Para tentar solucionar esses esporádicos bloqueios criativos

1) Mantenha distância psicológica
Quando nos encontramos em impasses criativos, as pessoas geralmente recomendam a separação física do problema, como fazer uma pausa, dar uma volta. Mas a distância psicológica pode ser tão útil quanto. Tente se imaginar distante do problema, desconectado do local em que você se encontra. Isto deve estimular o pensamento em nível mais elevado.

2) Projete-se no tempo
Assim como a distância psicológica, a distância cronológica também pode melhorar a criatividade. Quando pensamos em soluções em médio e longo prazo, incitamos nossa mente a pensar de forma mais abstrata e, consequentemente, mais criativa. Por exemplo, tente visualizar seu problema daqui a um ou dez anos.

3) Vá além, estimule o absurdo
A mente é desesperada para fazer sentido ou conexões com as experiências vividas. Quanto mais absurdos ela experimenta, mais duro ela tem que trabalhar para encontrar sentido. Leia livros que façam sua mente ficar lutando por explicações, como Alice no País das Maravilhas ou algum livro de Kafka. O absurdo desenvolve a habilidade subconsciente para reconhecer padrões escondidos.

4) Use o mau humor, junto com o bom humor
Estados emocionais positivos aumentam a resolução de problemas e o pensamento flexível, e geralmente são considerados mais condutivos para a criatividade. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, se canalizadas, as emoções negativas também têm o poder de turbinar a criatividade.

5) Busque o caminho mais difícil
Quando pessoas tentam ser criativas, elas geralmente vão pelo caminho de menor resistência, construindo sobre ideias existentes. Isto não é um problema, desde que você não ligue para variações sobre um mesmo tema. Se você quer algo com maior grau de ineditismo, entretanto, pode ser limitador você apoiar seu raciocínio no que já existe. O caminho de “maior” resistência pode levar a soluções mais criativas.

6) Pense no amor, de bem com a vida
Quando nossos pensamentos estão voltados para o amor, como quando vivemos um romance, nós sempre estamos mais felizes. Porém, esses sentimentos vão muito além da felicidade, as pessoas com pensamentos no amor são mais criativas. O amor nos faz ter pensamentos de longo prazo, então, nossa mente diminui o zoom e raciocinamos de forma mais abstrata e analógica.

7) Viva o agora!
Para aumentar a criatividade, sempre ouvimos sobre os benefícios de sonhar acordado para incubar as ideias. Isso não é necessariamente verdade! O benefício de incubar ou aguardar pode ser apenas o tempo para esquecer todas as nossas ideias iniciais ruins, para dar lugar a ideias melhores. Além disso, incubação só funciona se o inconsciente já tem muitas informações para incubar, em outras palavras, se você já dedicou muito trabalho ao problema. Pare de sonhar acordado e comece a agir!

8) Pratique o Brain Train Age
Brain Train Age é um jogo de PC para exercitar o cérebro de uma forma simples, eficiente e divertida. Este jogo treina a sua capacidade analítica, intuição e capacidade, habilidade de cálculo, capacidade de memória e criatividade.



Fonte: Acervo Publicitario e Cerebro Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...