Blogger templates

12 de fev. de 2010

Kick-Ass será um bom filme?

Essa é uma pergunta que ando me fazendo a um bom tempo. E tenho certeza de que muitos daqueles que leram a HQ também já levantaram essa questão.
Lógico que não tem como avaliar nada pelo trailer, e tirando as diferenças logicamente existentes em relação a cada mídia, comparando um com o outro dá pra dizer que o filme será bom?
E a resposta é sim e não!
Primeiro, acho que seria interessante explicar para aqueles que não conhecem a HQ , o que ela é, do que se trata o material nela impresso, para que entendam o porque do filme ter a possibilidade de ser ruim para aqueles que leram a revista.

Kick-Ass foi escrita pelo maluco do Mark Millar e ilustrada pelo fantástico John Romita Jr. Foi publicada pela primeira vez nos EUA, em abril de 2008, pela Marvel Comics e ainda não tem nenhuma publicação oficial no Brasil, ou seja, muito do material lido aqui veio "importado" e conhecido graças às scans.
A revista já está em seu n° 8 e parou por aí, até que a história seja lançada no cinema, e então, provavelmente, saia a sequência dela logo após.
E apesar de muita coisa que estará na tela não ter muito a ver com o que está nos quadrinhos, existe com certeza uma maneira de continuar, sem que haja ligação com o filme, mas não posso dizer, pois estragaria totalmente o final do filme.
Mas quais seriam os pontos negativos dele? Os uniformes diferentes? A violência presente na revista que certamente será contida? Esse é um assunto pra mais tarde...
Primeiro, vamos falar do enredo... 

Kick-Ass é a história de um garoto fanático por quadrinhos, o típico nerd (se bem que ele diz que não é um) que é excluído de seu colégio, que tem poucos amigos, nerds assim como ele, que mora com seu pai solteiro e ausente e que é apaixonado por uma garota do colégio. Por ser louco por gibis e histórias de super-heróis, Dave Lizewski acaba sendo influenciando pela idéia de se transformar em um "herói da vida real", combatendo o crime em NY.

 

Assim como é mostrado nas histórias do Homem Aranha, ele mesmo "monta" seu uniforme e máscara e começa seu treinamento. Coisas como frases de efeito para amedrontar os bandidos, ditas na frente do espelho, e como andar em telhados.
Em sua primeira tentativa de combater a criminalidade, ele recebe uma bela surra com direito a facadas por esses bandidos, e acaba sendo violentamente atropelado por um carro. 
Ele consegue manter sua identidade secreta, tirando à duras custas, e escondendo seu traje, antes que os paramédicos cheguem e dizendo para seu pai, depois da recuperação no hospital, que foi assaltado.
Ele vê à partir daí que não é nada fácil ser um super-herói, mas mesmo assim, isso não o faz desistir da ideia.
Logo após, quando ele salva um homem de um assalto, um espectador capta a cena em uma câmera de telefone celular e envia para o YouTube, fazendo com que Lizewski se transforme da noite para o dia numa sensação da internet, sendo batizado com o nome Kick-Ass [o Chuta-Bundas].

Bom, chegamos na parte onde eu queria.
Desde o começo a HQ parece ter sido pensada para virar algo grande, como um filme.  Millar trabalhou bastante para promover a revista e lembro que um pouco antes do lançamento dela, um video de um garoto vestido de super-herói batendo em uns caras num estacionamento realmente rolou na internet! Pelo que eu me lembro o uniforme era preto, nem um pouco parecido com o que é hoje. Tentei postar ele aqui, mas esse video é impossível de achar hoje em dia.

Mas vamos pular um pouco a história e falar sobre o que pode dar certo ao filme...

  

Bem, o enredo é muito bom e original. Tanto pra HQ quanto pro filme.
Vai falar de super-herói de uma maneira diferente.
Vai mostrar como seria se alguém comum e normal resolvesse ser um super-herói. Vai falar de alguém se tornando realmente famoso, uma celebridade por fazer isso. E o que mais atrai a maioria dos jovens hoje? Isso mesmo, acertou, ser famoso de alguma maneira... Taí o You Tube que não me deixa mentir.
Vai mostrar como é fácil a dissiminação da ideia de Dave, no momento em que ele aparece nos jornais e ninguém o julgua como um imbecil, esse é o momento em que outras pessoas vão começar a costurar suas fantasias também.
E isso não é nada impossível de acontecer. Aliás, já acontece!
Sites já vendem fantasias personalizadas e uns malucos já estão fazendo isso na vida real em vários pontos dos EUA. Saca só esse site onde todos os "heróis" estão sendo registrados.

Outra coisa interessante são as referências citadas no decorrer da história. Papos nerds entre Dave e seus amigos sobre quadrinhos, o filme do Homem Aranha, os X-Men e até sobre a Buffy. Isso vai agradar muitos fãs de quadrinhos.


Mas e o que pode dar errado nesse filme?
Bem, não propriamente dar errado, mas é bom que ninguém esteja esperando algo muito similar como foi em Watchmen ou transcrito como foi Sin City.
A violência mostrada nas páginas de Kick-Ass não é algo que estará lá com certeza por causa da faixa etária que o filme teria que ter.
Uma pena, pois a porradaria desenfreada e os esquartejamentos com muito sangue promovidos pela Hit-Girl, uma garotinha de apenas 11 anos, não serão mostrados da maneira que foram nos quadrinhos.
Bom, até aí tudo bem, pois acho que passar isso para o filme iria ficar tão forçado quanto ficou na revista.
O problema da Hit-Girl nesse filme, é o ar meio sensual que a atriz está passando na personagem. Pra mim não cai bem uma garotinha de 11 anos agir assim, mas ela corta tampa de cabeça com uma katana, então acho que ela pode fazer o que quizer. =)
Os uniformes por exemplo, são outro ponto negativo, se for fazer a comparação com a HQ. Totalmente diferentes, a não ser o do protagonista.
Acho que da forma que eles foram feitos para a HQ, ficou bem mais próximo da realidade. No filme, está parecendo uma cópia de filmes B de super-heróis, do tipo Escola de Super Heróis.



Mas foi o próprio Romitinha que fez os modelos que serão utilizados no filme. E o engraçado é que esses uniformes no traço dele funcionaram muito bem!
Talvez eu esteja enganado, mas parece que apesar da personalidade do Big Daddy ser diferente no filme, acho que o Nicolas Cage conseguirá manter o personagem bem.


Acho que é isso. Se você não for levar tão ao pé da letra a transição da história em quadrinhos para o cinema, talvez você se divirta muito no cinema. Acho que o filme terá um clima leve, com piadinhas, bastante cenas cômicas e uma porradaria (provavelmente no fim do filme) só pra falar que é um filme de ação.
Não acho que o filme vai ser ruim, mas desde já dou minha preferência para a revista.


Uma coisa é fato, Kick -Ass, vai inspirar ainda mais uma subcultura de pessoas vestidas de super-heróis. Agora, 'guenta a galera de "cosplay"! 

Fiquem com o trailer do filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...