Blogger templates

28 de mar. de 2010

Caricartoon: Renato Russo


Fiz essa caricartoon em homenagem à Renato Russo, que no dia 27 de Março estaria completando 50 anos de idade se estivesse vivo.
O cantor e compositor morreu novo, aos 36 anos em consequência de complicações causadas pela AIDS, da qual era soropositivo desde 89, mas deixou um legado na música brasileira, pelas belas canções que compôs, e milhões de fãs, alguns dos quais chegam a considerar sua banda, a Legião Urbana, quase como se fosse uma religião. Existia um trocadilho na época para chamar a banda, que era Religião Urbana. Renato nunca curtiu esse título.
Enquanto vivo, Russo sempre foi classificado como um guru adolescente, mas o título de rebelde drogado, também lhe cabia vez ou outra. Era um cara bem "cabeça" e possuia uma bagagem intelectual grande, que vinha da poesia e da filosofia, da qual pegou emprestado o nome artístico, uma homenagem aos filósofos suíço Jean-Jacquesa Rousseau e o inglês Bertrand Russel, e na parte "artística" ao pintor francês Henri Rousseau. Fã de Beatles, tinha profundo conhecimento em música, pois era um devorador de discos, colecionava desde os eruditos até o punk mais podre.
Através da literatura de Camões, criou uma das músicas mais bonitas, Monte Castelo, feita em cima dos versos de Luis de Camões e recortes do apóstolo Paulo.

Durante sua carreira solo, Renato teve uma fase "romântica", onde gravou um disco (Equilíbrio Distante) só com músicas italianas. Confesso que não curti nem um pouco essa fase e acho esse álbum muito brega (assim como todas as cartas de amor, como já dizia o poeta), porém 1 milhão de pessoas discordam dessa minha opinião. O albúm foi um grande sucesso! Já The Stonewall Celebration Concert (1994), seu primeiro disco solo gravado totalmente em inglês, em homenagem aos vinte cinco anos da Rebelião de Stonewall em NY, é legal mas vendeu só 250 mil cópias. O legal desse disco é que parte dos royalties foi doada à campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Eu ouvia bastante Legião durante minha adolescência e tenho boas recordações dessa fase. Pena nunca ter assistido a um show deles.
Renato Russo era um grande letrista. Fico me perguntando quando (e se) teremos a oportunidade de ter mais um poeta desse calibre em nossa música. Porque o que temos hoje por aí, em termos de bandas de rock, já passou do vergonhoso!

Recentemente foram feitas duas animações bem legais, com as músicas Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica, pelo Peixe Aquático. Confira aí!


2 comentários:

  1. Nossa, adorei a homenagem. O desenho e o vídeo são uma graça! Parabéns pela criatividade e bom gosto.
    um beijo
    =]

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...