Blogger templates

12 de mar. de 2010

Morre o Cartunista Glauco!

1957-2010
 
Uma notícia triste para os cartunistas e fãs de tiras em quadrinhos de todo Brasil, Glauco Villas Boas, o criador de Geraldão, foi assassinado nesta sexta-feira, após uma suposta tentativa de assalto.
O paranaense de Jandaia do Sul, foi um dos artistas que influenciou vários cartunistas, chargistas e ilustradores em todo o país. Sua carreira começou efetivamente em 1976, após receber seu primeiro prêmio no Salão do Humor de Piracicaba e também na 2ª Bienal de Humorismo y Gráfica de Cuba.
Começou a contribuir esporadicamente com o jornal Folha de S. Paulo, em 1977, onde consagrou personagens como Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Casal Neuras e Doy Jorge. Mas foi só à partir de 1984, que ele e uma nova geração de cartunistas brasileiros, como Angeli e Laerte, começaram a ter seu espaço reservado e garantido nesse mesmo jornal.
Em 91, participou, ao lado desses mesmos cartunistas da criação de Los 3 amigos, um dos melhores trabalhos do trio na minha opinião, onde eles tiravam um barato com o universo dos filmes de faroeste e seus maltratados coadjuvantes, os mexicanos.
Foi através desse trabalho que comecei a acompanhar um pouco mais a carreira desses três cartunistas. E foi um incentivo para que eu começasse a produzir minhas próprias histórias, muitas vezes copiadas das páginas das revistas que continham esse trabalho tão engraçado e especial!
Glauco ainda trampou de redator na Globo, nos programas TV Pirata e TV Colosso. Era músico e também curtia tocar em bandas de rock.

O cartunista morava em Osasco, na grande São Paulo, e tinha um filho de 25 anos, que também foi assassinado.
As últimas informações que chegam é que o assassino era conhecido da família e frequentava os cultos da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime, igreja essa que era mantida por Glauco.

O que resta, é desejar muita força à família e que Glauco descanse em paz!

Agora é a sua vez de subverter o marasmo lá no céu, rapá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...