Blogger templates

28 de jan. de 2010

Ken Parker e o Escalador!




Como eu já havia dito aqui, dia 30 de Janeiro é o Dia dos Quadrinhos Nacionais e o pessoal lá do KEN PARKERBlog resolveram convidar alguns artistas para participarem das comemorações.
Vários artistas já pintaram por lá, como o meu amigo Bira Dantas, aqui de Campinas.

Agora foi minha vez de aparecer!
O Escalador lado a lado à Ken Parker!


Pra quem não sabe, Ken Parker, ou "O rifle comprido", apelido que ganhou devido ao seu inseparável arcabuz Kentucky, herdado de seu avô, é um personagem de história em quadrinhos, criado em 1974 na Itália. Ele é cultuado como um dos melhores personagens de western, para muitos uma obra-prima do gênero.


O curioso é que, depois de fazer uma pesquisa sobre o personagem, descobri algumas semelhanças entre ele e o Escalador.
Na primeira versão do meu personagem, seu nome era John Parker, mas teve que ser mudado justamente para não haver ligação com o nome do Homem Aranha, então foi mudado para Stanley Parko e depois para João S. Prado, para se aproximar de nomes nacionais. O cáuboi italiano nasceu como Kenneth Parker.
Ken Parker tinha também um irmão, Bill, que seria assassinado no primeiro número da série, o que motivaria o herói a caçar os assassinos de seu irmão. Isto aconteceu com o Escalador também!



Um pouco mais sobre Ken Parker:
Criado por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo em 1974, foi baseado no filme de 1972, Jeremiah Johnson, com Robert Redford (percebeu a semelhança?) e direção de Sydney Pollack.
Este personagem mudou o conceito de quadrinhos publicados até então e se tornou cult.

Ken Parker estreou no Brasil em 1978, pela Editora Vecchi.
A Editora Mythos retomou a publicação, lançando 18 edições da série. A Tapejara está atualmente republicando todos os números deste personagem, em ordem cronológica, tal qual foi publicado na Itália.

Bom, é isso. O blog tá ficando cada vez mais interessante por lá. Confira!

2 comentários:

  1. Vini, mesmo colocando o nome do Escalador de João S. Prado, você fez uma referência ao homem aranha, pelo menos a referência só é entendida pelos brasileiros.
    Antigamente o nome dele era Pedro Prado aqui no Brasil.
    Tá lembrado?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Allan.
    Pensei nisso tb.
    Na verdade, o Escalador é uma homenagem ao "escalador de paredes", mas não queria que ninguém ficasse falando sobre plágio. Por isso o afastei do "Parker" e aproximei da realidade brasileira.
    Nas histórias dele terão situações onde ele cita o Aranha como se fosse um personagem de "mentira" dos quadrinhos (e é, eu sei) imaginando, por exemplo, o que o Aranha faria no lugar dele.
    É uma maneira de homenagear um personagem que curto tanto!

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...