Blogger templates

20 de jan. de 2010

Para Ler: HQ Promessas # 1, 2 e 3.


Gosto de ter boas surpresas. Ainda mais quando ela vem em forma de quadrinhos e o melhor de tudo, quando você não espera nada por ser pela internet e de graça!

Conheci a arte de Pedro Franz pela HQ Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo #3, e logo fui procurar ler as duas primeiras. As histórias não são nada que se possa colocar no patamar de revolucionárias para os quadrinhos nacionais brasileiros, mas sob uma análise detalhada, podemos colocá-la na categoria de uma novidade espetacular.

Arrisco em dizer que se Pedro fizesse parte de alguma patota dentro do mercado de quadrinhos, certamente seu trabalho seria valorizado da forma a ser publicado por uma boa editora e com todas as honras e recepções de lançamento que o trabalho merece.

Apesar dele ter ganho o trófeu HQMix em 2009, por seu trabalho de pesquisa sobre Alberto Breccia, ele ainda não se tornou famoso pelos seus trabalhos. Ainda...
Talvez se explique aí, de onde vem a inspiração para os desenhos tão bem estruturados quanto a luz e sombras. Breccia era um mestre nisso!

Talvez você ache que as Hqs não são tudo isso que estou falando e tenho certeza que terão pessoas que realmente não gostarão da maneira como elas são apresentadas, mas é bom avisar antes: as boas histórias, como essas, são feitas para que o leitor analise e entenda-as a sua maneira. O roteiro dicorre sobre várias coisas como relacionamentos, vícios, política, desilusão, caráter humano e no meu ponto de vista, tudo girando em torno da temática "promessas", que nada mais seria do que relatos sobre a esperança de dias melhores que colocamos nas nossas vidas enquanto esperamos o dia final.
Não há nada muito explicado nelas, sobre os personagens ou as ações em si no decorrer das histórias, mas tudo pode ser perfeitamente compreendido como, ações comuns do cotidiano de pessoas numa cidade qualquer e ponto.

Como diz o próprio autor, seus roteiros são um monte de anotações, rascunhos, diálogos não terminados e ele não pretende “contar uma história da melhor maneira possível”. Não quer ser um contador de histórias como alguns quadrinistas se definem.
O que é estranho, pois acaba o sendo...
Se analisarmos que existem "n" maneiras de se contar uma história.

Mas pelo que eu vi do trabalho e lendo algumas coisas em seu blog, deu pra sentir que ele ainda está construindo o mundo de "Promessas..." e que muita coisa ainda pode ser mudada e melhorada.

É o caso da 1ª história do terceiro volume, onde aparecem alguns balões confusos e com os textos meio apagados. Isso me incomodou um pouco na leitura e pra alguns pode até parecer sinal de relaxo. (atualizado: Conversando com o Pedro, ele me confirmou que isso foi feito de propósito. Menos mal!)

Quanto a arte, gostei do que vi. Tem algo puxado para os traços de alguns artistas orientais e as vezes lembra algo do Grampá. Isso pra mim é garantia de publicação.


Parece que o trabalho todo já está pronto, pelo menos todo "pensado".
Fiquei curioso em conhecer mais dessa história e vou aguardar anciosamente pela continuação.
Vale a pena conferir!!!


Para saber mais acesse: http://sobreofim.wordpress.com/
Pedro Franz é Formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolve em seu trabalho, uma pesquisa que relaciona as histórias em quadrinhos, o design gráfico e o desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...