Blogger templates

16 de jan. de 2009

25º Prêmio Angelo Agostini - Resultado da votação

Saiu o resultado da votação do Prêmio Angelo Agostini, e a entrega dos troféus será no dia 14 de fevereiro as 13h, no Senac Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 228, Cerqueira César - próximo à Rua da Consolação - São Paulo-SP).


Confira os premiados de 2008:


Melhor DesenhistaLaudo Ferreira Júnior
Melhor RoteiristaDaniel Esteves
Melhor CartunistaMarcio Baraldi
Melhor LançamentoMenina Infinito (Editora Desiderata)
Melhor FanzineQuadrinhos Independentes (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme CortezColetivo Quarto Mundo
Mestres do Quadrinho Nacional: Emir Ribeiro, Deodato Filho, Mozart Couto, Sebastião Seabra, Sergio Morettini e Watson Portela


Olha, estou correndo serissímo risco de arranjar inimizades com esse post, mas francamente me encontro cansado de premiações desse tipo. Tô falando das que usam votação através do "júri popular".

Dessas onde você mesmo pode usar mais de um e-mail pra votar ou então convocar seus amigos pra votar em você, sem neuras, para se dar bem.

E isso é errado?

Não, até que não. Mas parece que perde o lance técnico, ou no melhor das hipóteses, honesto da coisa.


Eu mesmo não mando e-mail à rodo pra ninguém dizendo que estou concorrendo ou indicando pessoas que estão. Apenas a cédula pra ajudar na divulgação, assim como vários blogs ou sites fazem.

Até porque tenho pouca coisa publicada, mas enfim, isso não me impede em nada de participar da premiação.

Mas já ouvi boatos de gente que faz isso desde a época que as cédulas de votação eram mandadas pelo correio! Pura propaganda eleitoral! =)

Nah! Acho que a lembrança do leitor que não participa disso vale muito mais.


Premiação no estilo Angelo Agostini é assim. E sempre houveram aqueles que levantaram essa bandeira de não aceitar ela como é. Que levantaram dúvidas sobre seus meios e que se sentiam enganados ou desiludidos.

Agora, não pense que é minha vez de levantá-la não, só estou analisando os fatos e deixando minha opinião de que existem grandes nomes que ficaram de fora em certos casos. Infelizmente!

Mas é aquela coisa né... votação é votação e não significa que necessariamente tem que ser como você pensa no final.


Me sinto a vontade em falar isso porque não estava concorrendo. Então, não fica parecendo que estou aqui chorando as mágoas, como sei que muita gente está.

Não estou aqui dizendo que a premiação seja uma total enganação, porque não é. Todos nós sabemos como ela funciona antes de mais nada. Mas mesmo assim, sei que bate frustação. Porque depois tem gente que arrota o resultado por aí, como se fosse um pusta reconhecimento nacional e não por maioria de votos amigos! E na maioria das vezes, é isso aí...


Correto pra mim, é o Prêmio Eisner onde você tem que mandar trabalhos seu para uma comissão de profissionais da indústria de quadrinhos, incluindo criadores, editores, divulgadores, distribuidores e até varejistas, os vendedores de comics shops, para avaliação! Guardadas as devidas proporções entre as premiações, lógico!


Uma coisa que abomino nos quadrinhos são as famosas panelinhas.

E existem grupos que intituiram isso nos quadrinhos há um tempo atrás e agora novos grupos nascem e continuam com isso.


Tem muita gente boa aí que não está sendo lembrada por essas e outras.
Isso pode acabar afunilando o investimento em quadrinhos quando você não pertence a certo grupo.
Todo ano o mercado nacional de quadrinhos, ou melhor dizendo das artes, cresce em profissionais e produtos, mas é engraçado como sempre os mesmos nomes todo ano se repetem...

Seria incapacidade e incompetência desses "Lobos Solitários"?!

9 comentários:

  1. Eu acho esse tipo de premiação desnecessária, todo ano ganham as mesmas pessoas. Não estou dizendo que elas não são boas, bom, uma minoria ae é. Mas os PESSIMOS que ganham premios é por causa de panelinhas, ou porque é amigo dos caras e etc...
    Descordo totalmente do resultado.
    Desenhista: Não conheço o cara, mas teve melhores desenhistas esse ano, nem vou citar, porque a lista é enorme.
    Roteirista: Ja virou rotina ele ganhar, porque será? Bom, roteiros melhores que o dele teve bastante esse ano.
    Melhor Cartunista: Só uma coisa a dizer: existe bem melhores, mas não são de panelas, entao não ganham.
    Melhor lançamento: Esse album é bacana, tev melhores, mas gostei do resultado.
    Melhor fanzine: tudo bem quanto a esse.
    Agora, o quarto mundo ganhar, ae achei foda, lá é panelinha mesmo.
    Você pode ser bom, mas se não for amigo, puxar o saco, você não entra.
    Mestres nacionais: Emir Ribeiro? Hauhauhuha, alguem ja viu um desenho dele? Mestre de que? Nem Anatomia ele sabe. Só se for "mestre" tipo Rob Liefeld.
    Bom, pelo menos o Liefeld é famosão. Emir ribeiro só é famoso nas panelinhas.
    Bom, os outros "mestres" são do mesmo nivel, podem ter feito uma ou outra coisa, mais vivem do passado. E como dizia o ditado, quem gosta de passado é museu.
    Acordem pra vida, a mulecada de hoje é bem melhor que os "mestres" de ontem.
    Esse é o problema da HQ nacional, com mestres como esses, como que os novatos vão conseguir alguma coisa? Olha o exemplo que eles(eu) tem.

    Bom, "parabens" pros ganhadores.
    E viva as panelinhas. o/

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu nem quero citar nomes, mas tem bastante nêgo que não merece ganhar tanta atenção. Mas é aquela coisa, a maioria dos leitores de quadrinhos nacionais são no final os mesmos que produzem, então fica meio difícil desvencilhar desses problemas nos prêmios...
    O que tenho ouvido por aí é que tem bastante gente achando isso esquisito!

    ResponderExcluir
  3. Fala Vini.
    Então cara, é complicado.
    Longe de mim gerar picuinha com alguém, só critiquei os resultados e citei os nomes dos ganhadores, mas enfim:
    Concordo com você que os que leêm são os que produzem, mas não concordo com esse "juri popular", ja que eles mesmos votam.
    Pior ainda, não concordo com o HQ mix, onde tem um jurí, mas só leêm o que é indicado pra eles, ou seja, se você nao for amigo de alguem, nao for de panelinha, seu trabalho nem vai chegar perto de ser lido pelos jurados. Uma pena, ja que tem muitos trabalhos bons por ae, muitos cartunistas, ilustradores e etc...mas sempre os mesmos ganham.
    Eles são bons? Pode ser, mas ganhar todo ano, ae já virou marmelada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É por isso que acho o Prêmio Eisner mais justo, vc é quem manda o trabalho para analisarem!
    Aí, vc não depende de indicação de ninguém.
    O que eu posso dizer é que no caso, por exemplo, de melhor cartunista, conheço uma lista extensa de cartunistas, que pode começar por exemplo com o André Dahmer, que são muito mais engraçados e criativos que o Baraldão, mas sabe como é, ultimamente ele está na "crista da onda"! Por falar em revolta em prêmio, alguém viu a atitude do Rubens Edwald F° no Globo de Ouro? Kkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  5. é muito chato mesmo. Concordo que uma premiação como essa deveria ter uma votação diferente..

    ResponderExcluir
  6. Pois é...vamos sonhando enquanto isso!
    Mas praqueles que concorreram e não ganharam, nada de desanimar!!!
    Continuem seu trampo,um dia o reconhecimento vem e com ele (tomara) dinheiro!
    Aqui tá a notícia pelo site Zine Brasil:
    http://zinebrasil.wordpress.com/2009/01/13/resultado-25%C2%BA-premio-angelo-agostini/

    ResponderExcluir
  7. Mais uma opinião sobre o prêmio.
    Desta vez na visão de quem ganhou...
    http://ds.art.br/ganhadores-do-25-premio-angelo-agostini-2008/
    E outra, um pouco antes de ganhar:
    http://ds.art.br/25-premio-angelo-agostini-2008/

    É bem complicado esse lance de premiação mesmo!
    Se vc tiver algum link interessante sobre isso, manda aê!

    ResponderExcluir
  8. Bom, vou falar um pouco do que acho sobre premiação. TODAS estão sujeitas a tornarem-se tendenciosas. No início do século mesmo, após o excelente trabalho de Johnny Depp em Piratas do Caribe 1, a Disney, estúdio que bancou a produção, pressionou a academia e indicá-lo como melhor ator. Esse ano, a Warner fez o mesmo com o Heath Ledger e seu Coringa. E vejam, como prêmios principais, apenas ele foi indicado - estamos falando de um dos filmes mais vistos da história do cinema. Então, essas coisas acontecem mesmo. Outra votação que acho "viciada" é da eleição para bola do ouro da Fifa. quem vota? Os capitães e técnicos de cada seleção. Mas sei lá, alguns ficam bem fajutos, não? Kaká, Rivaldo, o italiano em 2006... não sei, acho que às vezes o marketing, a influência valem mais que o próprio trabalho.
    Sobre a votação popular, eu acho o AA mais funcional que o próprio HQ Mix, embora também sirva. O grande problema é que às vezes a pessoa não leu a maioria dos trabalhos e mesmo assim quer votar. Ai pensa: "pô o que saiu de bom esse ano? ahhh, sei lá, vou votar nos gêmeos porque sei que eles são bons." Há muito disso. Conheço o vencedor como melhor desenhista, o Laudo. EU votaria nele numa boa, acho sua arte muito boa. Quanto ao Daniel, como melhor roteirista, bom, o trabalho dele em Nanquim Descartável é médio. Mas também não sei se apareceu algo melhor no mercado. Eu realmente não penso nessas premiações como termômetro de nada justamente porque é difícil ler tudo o que sai.

    ResponderExcluir
  9. Realmente existe esse problema de votação, Vagner.
    Neguinho não leu quase nada e vota no cara por simpatizar com seu trabalho. Isso sim é termômetro pro cara saber a quantas anda sua presença no meio, mas não quer dizer necessariamente que seu trabalho (o atual do qual estaria concorrendo) foi bom.
    Eu sinceramente não voto no que não conheço, mas muita gente pensa diferente, e é a grande maioria...
    Quanto a premiação de cinema q vc mencionou, já assisti filmes porcarias que foram "vendidos" com a premissa de que o ator do filme tinha ganho, sei lá, dois ou três Globos de Ouro. Mas isso torna o filme bom?
    Já li Hqs muito bem desenhadas, mas com roteiro fraquinho, fraquinho. E o contrário tb!

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...