Blogger templates

2 de jan. de 2009

Para ler: Che - Os últimos dias de um herói

Uma grande pedida nesse início de ano é começar bem, lendo um livro ou uma HQ bem legal.
Eu acho que já alcancei esse objetivo, pois acabei de ler de uma só vez, essa fantástica biografia em quadrinhos a respeito de Che Guevara!

Após 40 anos de sua publicação original, a obra chega pela primeira vez ao Brasil por meio da Conrad.


Lançada originalmente em 1968 na Argentina, apenas três meses depois da morte do guerrilheiro nas selvas da Bolívia, teve papel essencial na popularização de Che como herói latino-americano. Sua produção reuniu os dois principais nomes da história dos quadrinhos no continente: o roteirista argentino Hector Oesterheld e os desenhistas uruguaios Alberto Breccia e seu filho Enrique.
Ambos desenhistas são adeptos a técnica de luz e sombras, mas fiquei realmente impressionado com os traços do pai, Alberto Breccia que conseguiu trazer com perfeição os traços de Ernesto Guevara nos desenhos.

Che - Os Últimos Dias de um Herói









Ele conseguiu tirar elogios até de Frank Miller!! Depois de ler essa obra dá pra imaginar que, com certeza, Miller deve ter estudado muito os desenhos de Breccia.

Essa história fez tanto sucesso na época que deu início a uma terrível perseguição política aos autores. Poucos meses depois de lançada, a editora que a publicara foi invadida, o estoque da obra e seu originais foram sequestrados e destruídos. Em 1973, o livro foi proibido.
A perseguição culminou, em 1977, com a prisão, tortura e assassinato, pela Ditadura Argentina, de Oester
held e suas quatro filhas. Uma história que chocou a Argentina e o mundo.

Numa entrevista à um jornalista italiano, um oficial do exército argentino, confessou que deram um sumiço em Oesterheld, "...por ter feito a mais bela história de Che Guevara já escrita".
Realmente é uma obra-prima, que me instigou a conhecer um pouquinho mais desse médico e professor revolucionário que queria consertar o mundo, e por isso morreu! As enfermidades que Che queria curar não era a tifo, malária ou lepra, mas na verdade a fome, exploração e a injustiça!

Recomendo a leitura!

Leia um trecho aqui.

Che - Os Últimos Dias de um Herói tem 96 páginas, capa dura, formato 21 x 27 cm e preço em torno de R$ 34,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...