Blogger templates

28 de jan. de 2009

Para Ler: Desvendando os Quadrinhos

Já estou enrolando um tempo pra escrever sobre esse livro aqui. O tempo, sempre a falta dele!
Acabei de ler essa obra há pouco tempo atrás, e te digo; Desvendando os Quadrinhos de Scott McCloud é o livro para quem quer entender mais sobre quadrinhos!

Andei citando o livro Desenhando Quadrinhos que li no começo de 2008 por aqui e lembro que não entrei em detalhes sobre ele. É muito bom também, mas esse tem um tanto a mais... é esclarecedor.
Não é a toa que arrancou elogios de Neil Gaiman (Sandman) e Art Spiegelman (Maus).
Spiegelman disse que essa era a história em quadrinhos mais inteligente que já leu!

Comparando com outras obras que explicam a arte, eu arrisco ir um pouquinho além e dizer, guardadas as devidas proporções quanto a época em que foi escrito, a forma e o material contido, que esse livro chega a ser melhor que Quadrinhos e Arte Sequencial de Will Eisner. Que também estou lendo, não cheguei a terminar, mas acho que manterei minha opinião até o fim.
A forma apresentada em quadrinhos já é um destaque. Não sou preguiçoso para ler, mas facilita a vida de muita gente, além da explicação ficar muito mais clara.
Will Eisner também usou, um pouco menos, esse eficiente elemento em seu livro e ficou igualmente esclarecedor e genial!
Perceber a técnica por trás de algo que muita gente nem liga e que por muitas vezes passa despercebido até pra você que é devorador de quadrinhos, é algo fantástico!

Como disse Gaiman, esse livro serve para fazer com que muitos realizadores sejam levados à reflexão de como fazer quadrinhos melhores. Eu, com certeza tenho uma visão diferente agora.

Ali você aprende, além de desenvolver tiras, histórias e também como criar e trabalhar figuras e personagens, que você pode usar os próprios recursos dos quadrinhos, como o requadro, por exemplo, que pode ser utilizado como carga emocional para contar uma história.
Tinha uma leve noção disso, mas como disse antes, lendo as explicações (desses dois livros inclusive) você começa a ter outra visão das coisas.
Em 1995, a primeira edição de Desvendando os Quadrinhos ganhou o Troféu HQMix como melhor livro teórico publicado naquele ano, no Brasil.
Vale muitíssimo o investimento!

Para conhecer o site de Scott McCloud, clique aqui.

Se você não é ilustrador e/ou roteirista, mas gosta muito de HQs, Desvendando os Quadrinhos também irá te interessar, pois aborda o seu processo criativo e suas implicações na arte em geral, explica como as HQs apareceram e porque conquistaram rapidamente o gosto popular.

Nota:10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...