Blogger templates

21 de jul. de 2008

O maior Batman de todos!

É...parece que eu acertei minha aposta no filme.
Sem dúvida nenhuma Batman-TDK bateu todos os filmes baseados em quadrinhos até agora!
Não só pelas bilheterias (o filme arrecadou 155 milhões e meio durante o seu primeiro final de semana de exibição, batendo o recorde anterior que era do Homem-Aranha 3, que fez cerca de 152 milhõeszes, em 2007), mas por tudo apresentado, desde o marketing até a película propriamente dita.
O filme tem de tudo, ação policial, suspense, drama psicológico, terror e pitadas moderadas de humor. Adicione aí um detetive que se veste de morcego, um bom e promissor promotor público (que se torna tudo aquilo com que luta contra), um policial competentíssimo (prestes a se tornar comissário), coadjuvantes importantíssimos para a trama (o mordomo Alfred, Rachel e Lucius Fox) e por fim, um psicótico criminoso maquiado de botar medo até na máfia russa! Pronto, tá feito o maior filme de heróis de todos os tempos!

Aliás, Batman - TDK bem que pode ser considerado muito mais do que um filme baseado num personagem em quadrinhos. Ele também funcionaria num filme sem personagens "fantasiados"!
Eu achei isso fantástico!
Uma das coisas que dificilmente se vê num cinema é o silêncio que imperou à partir da abertura do filme. Teve gente guardando o saquinho de pipoca! Nunca vi tanta apreenssão numa sala de cinema como vi sábado. Apesar de ser um dia melhor que na estréia, ainda assim é um dia horrível para se ver um filme sossegado... mas as "crianças" se comportaram. O filme mantém o climax do ínicio ao fim.
Outro ponto positivo no filme, foi a classificação etária.
Qualquer criancinha sairia toda cagada da sessão por conta do palhaço do crime.


Mais um ponto positivo! Heath Ledger está absurdamente perfeito na pele do Coringa. As críticas sobre ele não são à toa, e dá ainda mais pena, de constatar que realmente o cinema perdeu um ator fantástico.
A definição que ele dá ao personagem ficou muito boa. "não sigo regras ou planos, sou um agente do caos" e depois "sou como um cachorro correndo atrás de um pneu de carro...se ele pára não sei o que fazer!".
Outra cena memorável (além da mágica com o lápis) é a frustração do Coringa quando não acontece a explosão planejada.
O roteiro e os diálogos estão brilhantes!

Christian Bale (Batman/Bruce Wayne) apesar de ter sido apagago por Ledger e ainda por cima de Aaron Eckhart (Harvey Dent/Duas Caras) no filme, também está compententíssimo no papel do sissudo detetive de capa. E ainda que alguns reclamem de sua voz sussurrada como o Homem Morcego, acho que isso foi um dos diferenciais para que o personagem ficasse tão bom.
Gary Oldman (Jim Gordon) continua fantástico.

Fiquei pensando em pontos negativos no filme e sinceramente os que achei foram facilmente explicados.
1° A roupa (armadura) do Batman era feia - só nas fotos, durante o filme ela passa despercebida.
2° Rachel Dawes é feinha - a atriz Maggie Gyllenhallw pode ser feinha (na minha opinião, ok?) mas foi excelente para o papel e desempenhou bem sua função na trama. E se era para acontecer o que aconteceu, de que adianta se fosse bonita. =)
3° A cena da votação no barco - tá, tudo bem, foi forçada, mas se você levar em consideração que o Coringa tinha acabado de anunciar que não seguia regras, planos e que era um agente do caos, nada mais justo que mostrar como as pessoas gostam de cagar regras...

Ou seja, já que nada disso afetou o filme, como não dizer que até o momento, é um dos melhores filmes baseados em quadrinhos já feitos?
Você vai encontrar resenhas muito mais bem detalhadas por aí explicando com detalhes isso tudo que eu falei, mas não quero me prolongar, porque acho que o melhor a fazer é você que ainda não viu, não ter preconceitos por ser de repente um personagem que você não curte tanto ou ficar nessa guerrinha boba de Marvel vs. DC, e ir assistir a bagaça porque, meu velho, esse filme é muito bom!

Nota 10!!!

Um comentário:

  1. é realmente um filme pra se guardar na lembrança, e quando começar a esquecer alguma cena, correr pra assistir de novo...

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...