Blogger templates

25 de set. de 2010

Tira de Moebius

Vi por esses dias, no Fantagraphics Books, uma tira surpreendente.
Não pelo seu conteúdo em si, mas pela ideia criativa que teve, o artista Jim Woodring.
Ele criou uma tira infinita se utilizando da fita de Moebius!


Pra quem não sabe, uma fita de Moebius (ou Möbius) é um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta numa delas.
Foi dado esse nome a fita, por causa de August Ferdinand Möbius, que estudou este objeto em 1858. Tanto Moebius quanto Johann B. Listing, que também havia trabalhado nesse mesmo objeto alguns meses antes, estudaram com o matemático, físico e astrônomo alemão Carl Friedrich Gauss, o que sugere que a gênese destas ideias esteja ligada a ele.
A importância do estudo deste objeto, na época, prendia-se à noção de orientabilidade, que não era ainda bem compreendida. Isso quer dizer que ele criou uma superfície não orientável, isto é, sem frente nem costas. Se, por exemplo, uma formiga sair de um ponto nessa tira de papel, ela vai percorrer toda a tira, tanto por dentro quanto por fora, num percurso sem fim.

Estou adicionando um gif do trabalho. Se caso ele não funcionar aí pra você na visualização, é só clicar na imagem que ela abrirá um vídeo explicativo da tira!

2 comentários:

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...