Blogger templates

12 de set. de 2010

A Cópia da Cópia da Original?

Como alguns de vocês já devem saber, o Red Hot Chili Pepers foi acusado de plágio quando lançou em 2006 a música "Dani California", do álbum Stadium Arcadium. Essa música seria uma cópia de "Mary Jane´s Last Dance", de Tom Petty.
Eu acho, sem dúvida nenhuma, que o riff inicial é sim uma cópia da original de Petty, inclusive ambas foram produzidas pelo mesmo produtor(!), Rick Rubin. O próprio Tom Petty comentou, mas de maneira mais sussa, que também acha as duas bem parecidas, mas não vê má intenção por parte da galera dos Chili Peppers, já que é comum no rock as músicas "soarem" iguais!
Lembra do caso do Coldplay que comentei aqui e aqui?

Mas o fato é que eu resolvi postar algo aqui, pois achei algo curioso enquanto ouvia uma música da Joss Stone, chamada "I fell in love with a boy". Ela também tem algumas notas dessa mesma música! Vejam no vídeo de Petty, aos 2m29s, o mesmo riff do começo da música de Joss.
O mais louco de tudo é que tem mais uma banda na parada que "copiou" o mesmo riff, já que Joss Stone regravou essa música do White Stripes, que originalmente chama "I fell in love with a girl", que você pode ouvir aqui!


Mary Jane´s Last Dance - Tom Petty



Dani California - Red Hot Chili Peppers



I fell in love with a boy - Joss Stone

Um comentário:

  1. na verdade todas essas músicas são plágio de uma de minha própria autoria e composição chamada "a grande saga do jabuti com dor de cotovelo"...

    pois é nesse mundo criar tá ficando cada vez 'mais impossível'!

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...