Saiu o resultado da votação do Prêmio Angelo Agostini, e a entrega dos troféus será no dia 14 de fevereiro as 13h, no Senac Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 228, Cerqueira César - próximo à Rua da Consolação - São Paulo-SP).
Confira os premiados de 2008:
Melhor Desenhista – Laudo Ferreira Júnior
Melhor Roteirista – Daniel Esteves
Melhor Cartunista – Marcio Baraldi
Melhor Lançamento – Menina Infinito (Editora Desiderata)
Melhor Fanzine – Quadrinhos Independentes (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez – Coletivo Quarto Mundo
Mestres do Quadrinho Nacional: Emir Ribeiro, Deodato Filho, Mozart Couto, Sebastião Seabra, Sergio Morettini e Watson Portela
Olha, estou correndo serissímo risco de arranjar inimizades com esse post, mas francamente me encontro cansado de premiações desse tipo. Tô falando das que usam votação através do "júri popular".
Dessas onde você mesmo pode usar mais de um e-mail pra votar ou então convocar seus amigos pra votar em você, sem neuras, para se dar bem.
E isso é errado?
Não, até que não. Mas parece que perde o lance técnico, ou no melhor das hipóteses, honesto da coisa.
Eu mesmo não mando e-mail à rodo pra ninguém dizendo que estou concorrendo ou indicando pessoas que estão. Apenas a cédula pra ajudar na divulgação, assim como vários blogs ou sites fazem.
Até porque tenho pouca coisa publicada, mas enfim, isso não me impede em nada de participar da premiação.
Mas já ouvi boatos de gente que faz isso desde a época que as cédulas de votação eram mandadas pelo correio! Pura propaganda eleitoral! =)
Nah! Acho que a lembrança do leitor que não participa disso vale muito mais.
Premiação no estilo Angelo Agostini é assim. E sempre houveram aqueles que levantaram essa bandeira de não aceitar ela como é. Que levantaram dúvidas sobre seus meios e que se sentiam enganados ou desiludidos.
Agora, não pense que é minha vez de levantá-la não, só estou analisando os fatos e deixando minha opinião de que existem grandes nomes que ficaram de fora em certos casos. Infelizmente!
Mas é aquela coisa né... votação é votação e não significa que necessariamente tem que ser como você pensa no final.
Me sinto a vontade em falar isso porque não estava concorrendo. Então, não fica parecendo que estou aqui chorando as mágoas, como sei que muita gente está.
Não estou aqui dizendo que a premiação seja uma total enganação, porque não é. Todos nós sabemos como ela funciona antes de mais nada. Mas mesmo assim, sei que bate frustação. Porque depois tem gente que arrota o resultado por aí, como se fosse um pusta reconhecimento nacional e não por maioria de votos amigos! E na maioria das vezes, é isso aí...
Correto pra mim, é o Prêmio Eisner onde você tem que mandar trabalhos seu para uma comissão de profissionais da indústria de quadrinhos, incluindo criadores, editores, divulgadores, distribuidores e até varejistas, os vendedores de comics shops, para avaliação! Guardadas as devidas proporções entre as premiações, lógico!
Uma coisa que abomino nos quadrinhos são as famosas panelinhas.
E existem grupos que intituiram isso nos quadrinhos há um tempo atrás e agora novos grupos nascem e continuam com isso.
Tem muita gente boa aí que não está sendo lembrada por essas e outras.
Isso pode acabar afunilando o investimento em quadrinhos quando você não pertence a certo grupo.
Todo ano o mercado nacional de quadrinhos, ou melhor dizendo das artes, cresce em profissionais e produtos, mas é engraçado como sempre os mesmos nomes todo ano se repetem...
Seria incapacidade e incompetência desses "Lobos Solitários"?!