Blogger templates

17 de ago. de 2009

Personagens de Quadrinhos: Abe Sapien

Abraham "Abe" Sapien é um dos personagens mais cativantes da série Hellboy. Apesar de ter sido retratado um tanto afeminado nos longas que fizeram sobre o diabão, ele ainda consegue ser esse grande personagem. Gostei mais ainda dele no segundo filme. Criado também por Mignola, ele é identificado como um Icthyo sapiens, similar aos merman (homens-peixe) ou no caso das garotas, como sereias.

Sapien começou a vida como Langdon Everett CAUL, um cientista vitoriano e empresário que se envolveu com a Oannes Society, uma organização oculta que acreditavam que a vida e todos os conhecimentos vieram do mar. Após capturar uma estranha divindade subaquática parecida com uma água-viva de uma ruína, Caul e os outros membros realizaram um ritual arcano que culminou na libertação da criatura e na transformação de Caul num icthyo sapien.
Acreditando ser ele um Oannes* renascido, a sociedade resolve aprisionar o icthyo sapien para se desenvolver em um tubo cheio d´água, num laboratório escondido sob um hospital em Washington DC., até que seu corpo estivesse completamente formado. Forçados a abandonar o lugar pela eclosão da Guerra Civil, a sociedade nunca mais conseguiu voltar para o laboratório e recuperar o experimento, que lá permaneceu até ser encontrado por operários que faziam as obras de uma nova linha do metrô, em Novembro de 1978.
Sem qualquer lembrança de sua vida anteriormente, ele recebe um novo nome tirado de um pedaço de papel anexado ao tubo, datado do dia do assassinato de Abraham Lincoln (14 de abril de 1865).

B.P.R.D.Image via Wikipedia



Abe Sapien
foi levado ao Serviço de Pesquisa e Defesa Paranormal (BPRD), para que fosse analisado pelos
cientistas do BPRD, e foi salvo da dissecação por Hellboy, que simpatizou com o homem-peixe. Posteriormente, Abe foi aceito nas fileiras do BPRD como um valoroso agente de campo, embarcando em sua primeira missão com Hellboy em 1981.
Na série Semente da Destruição, Sapien descobre mais algumas coisas sobre seu passado, durante uma experiência fora do corpo.



Me parece que nessa nova série recém-lançada, O Afogamento, Abe descobre mais sobre seu passado como um humano normal, conhecendo inclusive sua mulher, Edith Howard.
Essa eu ainda não comprei... mas já tá reservada!

Poderes e habilidades

Abe Sapien é um anfíbio, que pode viver muito bem debaixo d' água. É um excelente atirador e um formidável combatente. Ele possui uma inteligência extremamente elevada e é versado em telepatia e psicometria.
As informações reveladas em BPRD: The Dead sugerem que ele não tem idade e já desde antes de sua transformação, tinha uma tenacidade superumana, tendo sobrevivido à numerosas feridas que seriam fatais para qualquer ser humano.


* Oannes é um deus babilônico, representado como sendo metade homem e metade peixe. Ele é descrito como tendo corpo de peixe e cabeça e pés de homem. Segundo a lenda, ele vivia no Golfo Pérsico e todo o dia ele emergia do mar para ensinar à humanidade as artes e ciências.
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...