Blogger templates

31 de dez. de 2013

Retrospectiva Mamônica. É Hora do Adeus!


Fim de ano tem o quê?!?
Pois é, Retrospectiva!

Hoje você acompanha o que de melhor rolou no blog neste ano.


E no final, uma conversa séria sobre o fim desse blog!



Janeiro



Blog começando a desacelerar, começo de ano, coisa e "tale", resolvi republicar uma entrevista que dei ao falecido site Bigorna. net! A entrevista era sobre os Dez  Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos na minha visão!


Fevereiro
- Muitos mortos-vivos, dando continuidade ao Zumbilândia, uma série de posts sobre o mundo zumbi.
- Mulheres e suas Guitarras, era uma homenagem que sempre quis fazer às mulheres roqueiras do mundo inteiro! Essa "coluna" ainda terá espaço em um Tumblr, mas já adianto que o Tumblr Submundo também será descontinuado em breve!

Basicamente o mês de Fevereiro foi isso. Só enrolação! =)

Mas também teve dois posts bem legais:
- Um foi sobre o Catálogo Acme. Um livro bolado por um designer para mostrar todas as traquitanas do Willie Coyote!
- Outro foi o famoso post "As Tatuagens Geeks Mais Maneiras do Mundo! - parte 02". Sempre curti tatuagem e games, então resolvi fazer esse post por unir essas duas paixões. Em breve estarei tatuando e acho que vou fazer muita coisa assim! Clique aqui pra ver.

Março
A coluna de Design Gráfico e Artes Gráficas em geral chega com mais força ao blog. Durante um tempo a tendência era que o blog fosse transformado aos poucos em um blog voltado para essa matéria.
Uma das coisas interessantes foi esse post sobre arte nos códigos de barras.
Tentei escrever sobre action figures, mas como tomou muito meu tempo para pesquisar e escrever, larguei mão. A parte dois está pronta, mas não será publicada. Pelo menos, não ainda.
Uma animação inédita do Mickey apareceu na rede, com um traço bem legal e a promessa que o ratinho iria voltar com tudo. Ainda estamos esperando! O Submundo foi um dos primeiros blogs a colocar essa animação em circulação. Post muito bem visitado!
Outro post ultra-mega-visitado foi As 22 regras da Pixar... mostrando o passo-a-passo de como eles escrevem suas histórias. Pro blog, foi um momento épico em visitações, porém com apenas um comentário!

Abril
Esse mês foi o recorde de postagens do ano! 20 posts que falaram desde a versão desanimada que os Inumanos ganharam, que não é lá uma animação tão ruim, até o fan-filme que Calvin e Haroldo ganharam! Outros destaques são:

Maio

As animações In The Fall, a impressionante Menor animação do mundo e uma em 8-bits do Homem de Ferro!
Duas matérias legais sobre XBox One (Xbox One, o que mudou? e O Novo Xbox, o que esperar?)
E uma resenha sobre uma HQ fantástica: 3 Sombras

Junho

Mês dos protestos de rua, sai para acompanhar a "Revolução", mas no fundo, não passou de uma pequena chuva no mar de lamas político do país. Tudo já esfriou e o Gigante voltou a dormir...

Aproveitei e coloquei uma animação interessante sobre nós: A Raça Humana (Ô racinha!). Teve o esquenta para o Anima Mundi e a animação super premiada Os Caminhos do Ódio!

Julho

Nada demais, só um vídeo muito bom (Festa duro de heróis!) e mais um (Famosas Frases Filosóficas para Facebook).

Agosto

Uma trolagem no Val Kilmer pelo Twitter e a volta da coluna "Design".

Setembro
Os destaques desse mês foram esses:

Esse foi o ano de 2013 aqui no Submundo Mamão... 

E esse é o fim de mais um ciclo na minha vida, depois de exatos 8 anos de existência o blog Submundo Mamão chegou ao seu inevitável fim!
E dessa vez não vai ter efeito Marvel não! Ele vai morrer mesmo! =)
O fato é que eu já vinha me cansando bastante desse mundo que é a internet, pelo menos do lado de quem fornece material e não como leitor (não, isso eu continuo sendo). Mas acho que o blog foi até onde ele poderia ir, ou talvez, seja melhor dizer que ele foi até onde eu consegui fazer!
Sempre me dediquei com carinho a trazer as coisas que eu achava mais legal. Tive algumas crises existenciais pelo caminho, porque achava que o blog tinha até um público bom e cativo, porém, pouco participativo. Às vezes me sentia como uma pessoa que só fala, fala, fala e ninguém questiona. Tipo o dono da verdade! =)
Sempre quis fazer isso para ter um público com quem conversar, trocar ideias e experiência e por conta do blog, fiz algumas amizades. Isso foi muito legal! Mas tudo era muito pouco para o que eu realmente queria.
Minha ideia não era monetizar, não. Era a pura e simples troca de experiência mesmo. Poder fornecer algo legal para ler.

E as propostas para esse ano foram cumpridas, ou seja, tive a ideia de voltar o blog mais para a área de animação e design gráfico, e consegui fazer algumas matérias interessantes do meu ponto de vista, ou trazer boas animações. Faltou um pouco de quadrinhos, eu sei. mas é que eu fiquei sem ler algo do tipo por muito tempo.
Faltou resenhas de filmes, mas já não via motivo para continuar fazendo. Perco muito tempo escrevendo e no fim, não dá nada!
 
O Submundo nasceu como fanzine. Mas como era caro fazer no papel, e muito complicado também, ele ganhou espaço na internet.
Revendo algumas coisas que fiz, dá até vergonha de tão ruim, mas depois eu fui aprendendo, focando as matérias em áreas de interesse, não só meus, mas do público também. Pelo menos os poucos que me davam feedback...
 
Mas chega de papo...
 
Quero agradecer muitíssimo a todos que me acompanharam até aqui!
 
Foi muito bom fazer esse blog. Aprendi um tanto!
Em breve estarei por aí com algum novo projeto, ainda não sei... mas é provável. Não quero parar de trazer minhas ideias.
por enquanto, estarei com o Gaveta de Projetos, atualizando sempre que tiver uma nova ilustração ou terminado alguma nova HQ. É nisso que focarei de agora em diante.
 
 
Então é isso. Eu me prosto, fecham-se as cortinas e o sentimento de dever cumprido com um misto de saudade já me invade. Mas tenho chão pela frente, e muita coisa legal está por vir!
Obrigado a você que está lendo isso até o final. Obrigado de coração!
 
Até! =D 

2 comentários:

  1. Como a maioria das pessoas migrou pro Facebook, principalmente quem NÃO produz conteúdo nenhum, os blogs ficaram negligenciados.

    O Facebook é um poço de vaidades sem fundo, um desfile de aparências profundamente irritante e cansativo por assim dizer. Quem sabe esse "Fad" não desaperece também como outros que já foram esquecidos.

    Enfim, como fã do seu trabalho acho que seria uma boa investir em animação pro youtube. Faz no flash, edita no Premiere e manda ver. Vai ficar legal :)

    Enquanto isso, Feliz Ano Novo pra você e valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Victor! Estou estudando pra isso. Logo faço uma animação, mas será pra um site específico. Abraço!

      Excluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...