Blogger templates

11 de ago. de 2010

Toddinho finalmente tomou na tarraqueta!


O autor de "Sandman", Neil Gaiman finalmente venceu o processo que movia contra Todd McFarlane, criador de "Spawn".Gaiman alegava que a HQ "Dark Ages Spawn" usava personagens que ele criou, e a juíza norte-americana Barbara Crab entendeu que realmente foram usados três de seus personagens, e determinou o pagamento de royalties ao artista. As personagens que McFarlane utilizou foram derivados de criações de Gaiman sem lhe dar o devido crédito.
Há anos Gaiman briga na Justiça para receber esses royalties e de acordo com ele, o personagem utilizado nessa série é essencialmente uma cópia do Spawn Medieval, que ele criou em 1993 e também os anjos (ou anjas, se preferir) Domina e Tiffany que são baseados na caçadora de Spaws ruiva Angela.
Em junho desse ano, todos os argumentos de Gaiman, McFarlane e inclusive do desenhista Brian Holguin, foram ouvidos, mas até então não havia sido tomada nenhuma decisão para o caso.


A confusão toda começou quando Mcfarlane chamou Neil Gaiman e Alan Moore para escrever algumas das primeiras histórias do soldado do inferno, numa jogada de marketing para dar mais visualização à nova editora dos desenhistas multi-milionários como Jim Lee e Erik Larsen, que tinham recém saído da Marvel, e dar mais "ca$hin" pros cofres da Image e pro bolso deles (principalmente o do Todd).


Gaiman criou Angela, Conde Cagliostro e Spawn Medieval sem fazer contrato algum, na amizade, apenas em troca de, mais tarde, ter os direitos de publicação do personagem Marvelman, que Todd acabara de comprar. Trato feito, McFarlane pulou pra trás, deixando o escritor inglês espumando de raiva! Ele nunca mais escreveu para uma HQ do Spawn, mas seus personagens continuaram e rendaram bastante dinheiro para o "amigão-da-onça" Todd Mcfarlane.
Agora enfim, sem ter que apelar pra Liga, houve justiça na terra dos quadrinhos!

É, Toddinho... quem mandou ser safado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...