Blogger templates

11 de ago. de 2010

"Seres Humanos são Nojentos"

Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado

O quadrinista Robert Crumb, criador de pérolas como Mr. Natural e Fritz, The Cat, andou dando trabalho na FLIP em Paraty!
O velhinho andou distribuindo gestos obcenos e provocativos para os fotógrafos no evento e declarou, com propriedade, que nós, seres humanos, não valemos nada mesmo! Pra quem conviveu intensamente como amigo de Harvey Pekar não é de se assustar tal pensamento.
 
Mas, pra quem não conhece, esse é o comportamento natural desse quadrinista que adora polemizar! Em 2009, ele lançou a adaptação quadrinhistíca do Gênesis, o livro da Bíblia. Sociofóbico, Crumb vive recluso na França, e demonstrou sua grande perspicácia, que foi entendida como humor por muitos, quando perguntado sobre qual era sua sensação em estar participando do festival literário. Ele disse que era bizarro e que por ser um cartunista, os escritores e geralmente as pessoas que escrevem sobre livros, olham para ele com ar de desprezo tipico das pessoas que acham que quadrinhos não é literatura, e resolve a conversa disparando essa:
"Mas meu editor me disse que isso é uma nova tendência do mercado de livros, por isso estou aqui”.
Fantastic!
 Foto: Flavio Moraes/G1

Pra quem não conhece os trabalhos de Crumb, vale a pena dar uma olhada! Em trabalhos como os já citados Mr. Natural e Fritz, ele satiriza tipos comuns da década de 60 que eram os gurus espirituais que estavam na moda e as pessoas "boa vida" que usavam muitas drogas e que tinham uma vida sexual bastante lasciva, como a maioria dos hippies da época.
Crumb também já foi tema de documentário, lançado em 94, colaborou como roteirista nas histórias de "American Splendor" na década de 70 e adaptou obras literárias de autores como Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...