Blogger templates

11 de mai. de 2009

Assisti: Justiceiro-War Zone

Cara, vou te falar... eu não tava botando muita fé nesse filme e a intenção era ver somente quando chegasse em DVD, mas eis a surpresa... ele saiu direto pras locadoras! Isso mesmo, assim como o filme anterior, o Justiceiro de 2004 com Thomas Jane, mas os motivos para esse são completamente diferentes...
Um dos motivos seria o teor "hardcore" dele.
Ainda bem que pelo menos isso foi mantido, pois ultimamente está muito comum ouvir que os executivos dos estúdios estão pegando no pé dos diretores, e foi exatamente isso que aconteceu.
Lexi Alexander, a diretora da bagaça, quase foi demitida, mas segundo ela mesma afirmou, conseguiu manter muita coisa que tinha em mente no filme.
Parece que ele não arrecadou muito bem nos EUA. Menos ainda que o anterior.
É bom lembrar que esse filme não é uma continuação, apesar de o Justiceiro estar indo já para o terceiro filme!

Não me lembro de muita coisa do primeiro filme, com Dolph Lungren, mas tenho certeza que é muito ruim. Lembro do mais importante: Não era o Justiceiro dos quadrinhos! Não só pela falta da velha camisa com a caveira estampada, mas lembro que o roteiro não tinha nada a ver com o que acontece com o verdadeiro Frank Castle! Foi só mais um filme policial violento que rolava naquela época. A diferença é que utilizaram um personagem de quadrinhos.

Já o segundo eu confesso que curti. Apesar de não ter tanta violência que é comum ao personagem e pelo fato da história da morte da família dele ter sido completamente mudada, mesmo assim, achei um filme legal. Isso não quer dizer que eu não me incomodei com o fato de não ter sido fiel ao quadrinhos. Alguns elementos estavam lá, mas ainda assim, não era o verdadeiro Castle!

Agora, com esse filme é diferente... a coisa muda de figura.
Apesar de ter sido um filme de baixa produção, sem muito cascalho envolvido, achei que foi o que realmente mais se aproximou do anti-herói mais violento dos quadrinhos.
Acho que é de longe o melhor filme do Justiceiro!!!
Finalmente acertaram a mão no tom que o personagem tem. E pra mim, uma das coisas mais importantes... A origem do personagem é idêntica a dos quadrinhos! Ray Stevenson tem o jeitão exato para ser o Justiceiro, principalmente se pegarmos as capas produzidas na época em que Garth Ennis escrevia a revista.

O filme já começa massacrante com a chacina no jantar de um chefão do crime e uma das cenas mais legais do começo é quando Castle, depois de perseguir os bandidos e fazendo campana dentro do carro, com uma cara absurdamente de maluco, desentorta o próprio nariz com um lápis! Achei muito bom! rs.

O Justiceiro do filme é caladão e o motivo para isso, segundo consta, é que o ator Ray Stevenson tem um sotaque irlandês muito carregado e que destoaria completamente do personagem. Eu sinceramente não reparei nisso. O fornecedor de armas e confidente do Justiceiro, Micro, interpretado por Wayne Knight (Seinfeld), também faz uma aparição legal, mas rápida. Uma pena. Era um dos personagens secundários que eu mais curtia na fase das HQs nos anos 90. Achei o vilão, Retalho, representado pelo ator Dominic West um pouco caricato demais, tipo vilãozinho de filme B. A sensação que dá é que ele queria fazer algo parecido com o Coringa de Heath Ledger. A grande presença vilanesca do filme, no entanto, ficou para Looney Bin Jim, interpretado por Doug Hutchison (aquele policial maluco do filme A Espera de um Milagre)... o cara encarnou o maluco de verdade!

O filme não é espetacular, mas é divertido e violento, assim como um filme com a cara do Justiceiro deve ser! Vilões malucos, máfia, tiros, porrada, mais tiros, explosões, sangue à torto e direito e miolos à mostra. Esse Frank Castle mostra para os bandidos que eles podem pular sobre os telhados, mas isso não quer dizer que eles cairão do outro lado (melhor cena do filme, explosiva!). Pena que parece que o filme passa rápido.

Até parece um desses filmes que passam no Domingo Maior, mas véio, é muito melhor! Depois da decepção que foi o filme do Wolverine pra mim, achei que esse filme cumpriu o papel de divertir e ainda ser fiel aos quadrinhos. Assim como um bom filme baseado em quadrinhos deve ser.

Recomendadíssimo!

Nota: 6

Sinopse: Travando sua guerra única contra o mundo do crime organizado, o herói-vigilante Frank Castle vai atrás do impulsivo chefe do crime Billy Russoti. Depois que Castle desfigura o rosto de Russoti, o vilão começa sua vingança e se torna Retalho. Com a polícia caçando-o e o FBI incapaz de capturar Retalho, Frank precisa confrontar o exército que Retalho recrutou antes que suas perversas ações fiquem impunes.

4 comentários:

  1. cara, eu vi o Justiceiro no cinema, falo do de Dolph Lundgren, fui com amigos, e ate pegamos o cartaz (tenho guardado ate hj...) e eu sou fan do filme, gosto muito da bagaceira.. quando vi o de Thomas Jane, vi ate que era mais fiel, mas nao achei melhor nao... ate hoje , eu e meus amigos somos fans do Justiceiro de Lunbdgren, mesmo sendo toscão, e violento pacas...

    o novo eu vi no inicio do ano, baixei mesmo quando soube q la ja tinha em dvd e blu-ray e aqui ia sair em dvd (a informaçao q me deram era q sairia em agosto...) e eu gostei bastante, melhor do que o de thomas jane ... mas eu ainda sou fan do filme com Dolph Lundgren...

    ResponderExcluir
  2. Então, cara, não curto muito esses filmes policiais da década de 80. Quase todos eram muito ruins, e até hj quando eu assisto é pra dar risada. E isso não é bom pra moral de um filme POLICIAL! =)
    Mas respeito sua opinião.

    Até acho que vou assisti-lo novamente pra ver se mudo minha concepção, já que faz anos que não o vejo, mas acho difícil...
    Prefiro assistir pela enéssima vez Pulp Fiction, Cães de Aluguel ou Kill Bill...

    ResponderExcluir
  3. kero muito ver.,......e o com o rob zombie na direçao ne.......

    ResponderExcluir
  4. a melhor sequência desse filme é o balaço que o Castle manda no fulano do le parkour. Chorei de rir. Parecia aquele lance de ficar atirando em patos...

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...