Blogger templates

3 de nov. de 2010

WikiCrimes - Por essa o Batman não esperava!


Olha só que legal. Criaram um software chamado WikiCrimes que permite o acesso e registro de ocorrências criminais no computador diretamente em um mapa digitalizado. É uma espécie de Wikipedia de crimes! Essa atividade permite então o mapeamento de crimes ocorridos próximos ao seu bairro, na sua cidade e é mostrada para todos onde são os pontos mais conturbados para sua segurança.
Parte-se do princípio que a participação individual possa gerar uma sabedoria das massas, ou seja, se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações desses crimes no mapa.
Compartilhando essas informações, o visitante vai saber se aquela festa em Osasco é mesmo uma roubada ou não. =)

Esse programa não é um projeto desenvolvido por uma instituição policial, nem tão pouco é ideia daquele cara que se veste de morcego, trata-se de um projeto de cidadania criado para a segurança do usuário.
O importante, é que é ressaltado em sua página, que o Wikicrimes não pretende substituir as organizações de segurança responsáveis. O fato de se registrar uma ocorrência nele não exime o cidadão de o fazê-lo também nos órgãos policiais.

O Wikicrimes foi idealizado pelo prof° Vasco Furtado, da Unifor, aqui do Brasil, onde coordena a célula de Engenharia de Conhecimento.

Fico imaginando, agora, que esse programa também facilitou pra dois outros grupos: os heróis de fim de semana e as milícias armadas, loucas para transformar vagabundo em presunto! 
Achei uma boa ideia, mas não acho que a polícia irá usar esse programa como base de dados para atuação. Vão logo dizer que esses dados não são confiáveis e de fonte segura. É isso aí, cada cachorro que lamba a sua caceta!

Para saber mais, clique aqui.

Um comentário:

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...