Blogger templates

6 de out. de 2010

Resenha: Machete


Quando eu vi o trailer de Machete, logo antes do filme GrindHouse: Death Proof/Planet Terror, simplesmente pirei com a ideia que Robert Rodriguez teve. Colocar o feioso Danny Trejo como ator principal de um filme porradaria! Tudo ambientado no melhor estilão tosco/gore, que só Rodriguez e Tarantino sabem fazer!
Logo depois descobri que se tratava de um engodo. Era apenas um trailer falso. Só para compor todo o contexto da proposta de GrindHouse.
Logo, o trailer ficou tão famoso, que os fãs pediam desesperadamente para que fizessem um filme daquela tosqueira. Depois de muito enrolar, Robert Rodriguez não só aceitou a "difícil" missão, como prometeu extender esse filme numa trilogia!


Eu tava bem empolgado para ver o resultado desse filme, mas sinceramente, depois de vê-lo, não sei se seria uma boa fazer mais dois filmes com esse tema. Aliás, vou um pouquinho mais longe... talvez não fosse necessário nem ter feito esse filme, assim solto. Seria melhor fazê-lo para compor um GrindHouse 2, por exemplo.
Não é que não gostei do filme, apenas esperava mais. Quem assistiu aos trailers, já tem uma noção muito boa do que o filme é. Ele tá quase todo ali!


Bom, vamos à sinopse, mas antes é bom dizer que a "sinopse oficial" do filme é confusa, e assim como no trailer oficial, mostra um filme totalmente diferente.
Nessa sinopse diz que Machete se envolve com um traficante de drogas (Steven Seagal) e aceita uma oferta de Benz (Jeff Fahey) para assassinar um senador corrupto (no 1° trailer ainda não era Robert De Niro que encarnava o político texano), contando com a ajuda de Luz (Michele Rodriguez), Padre (Chech Marin) e April (Lindsay Lohan), uma socialite que possui habilidade com armas,. Ele é perseguido pela agente Sartana (Jessica Alba).


Na verdade, Sartana é uma policial à paisana, agente da imigração, que apenas analisa a questão de imigrantes ilegais na área, investiga uma vendedora de tacos (Michele Rodriguez) e está atrás de uma guerrilheira chamada Shé (que por acaso parece ser a mesma). Ela se interessa pelo feioso Machete que é novo na parada.
O "envolvimento" de Machete com o traficante Torrez é porque ele era um agente federal e estava caçando o cabeça de peruca. Isso acontece logo no começo do filme. Aliás, esse início de filme é fantástico!
Os clichezões de filme B de ação, a porradaria e mortes através de decaptação são muito legais e a cena da putinha mexicana pegando o celular, im-pa-gável! Você vai ver o por quê!


A estética de "filme velho" fica somente nos primeiros minutos do filme, antes da abertura, depois ela volta ao normal... mas toda tosquice se mantém.
 
Lindsay Lohan (que é filha de Benz) não participa tanto do filme quanto eu esperava, ou seja, ficou uma sensação de que cenas da personagem foram cortadas do filme. Ela se transforma na freira fodona do nada (não acredito que a razão seja a que fica sub-entendida no filme) e sai dando tiro na rapaziada nem sabendo porque está ali. As melhores cenas dela é quando aparece peladinha e na lagoa (que antes era uma piscina) fazendo um ménage à trois com Machete e a madrasta!


Robert De Niro está estranho no filme, umas vezes fala com sotaque texano carregado, outras não, mas incorporou muito bem a cara e as manhas de um político racista feladaputa!
Trejo parece um boneco de pano surrado. Não tem expressão nem quando anuncia que eles mexeram com o mexicano errado! =)
Mas ele fez tão bem o papel de feioso fodão que passa.
A coisa mais engraçada do filme é o mulherio caindo de quatro por ele.
Digamos que ele está simpático no filme. Passou o espírito de gente boa e cara honesto, então tá valendo.


As cenas de ação são muito divertidas, e as mortes dos vilões são primorasas, assim como o bungee jumping de tripas na cena do hospital. Aliás, esse é o nome do filme, diversão!
Existem duas cenas que dá pra comentar aqui sobre isso... a primeira é o guarda-costas cagão que não vê a necessidade de morrer pelo patrão e Torrez (Steven Seagal) com seu "ei, punheta!" nas vídeo-conferências com Benz, tá hilário!



A mulherada tá demais no filme!
Michelle Rodriguez tá gostosa como nunca e Jessica Alba apesar da cena fake dela nua tá um pitel. Apesar de eu achar que ela é uma atriz mediana, as cenas dela estão legais no filme, principalmente quando ela luta.


Seagal pegou bem no papel de vilão, mas foi derrotado com facilidade, que é um ponto negativo do filme.






O filme retrata os conflitos entre imigrantes ilegais e a lei de divisa dos EUA, lembrando sempre que tudo aquilo ali já foi um dia pertencente ao México e fala bastante sobre preconceito e racismo. 
O diretor garante que o longa não faz crítica direta às políticas de imigração adotadas pelos EUA, mas acaba chamando atenção para o tema e diz que os "recados" deixados no filme estão abertos a interpretações.

 Jessica Alba, Danny Trejo, Michelle Rodriguez e Robert Rodriguez
no lançamento de 'Machete'. (Foto: Kevin Winter/AFP)

O personagem, uma espécie de super-herói latino, faz parte dos projetos do cineasta desde 95, Rodriguez grande fã dos filmes B e de zumbi, já pensava na história desde 'A balada do pistoleiro'. 

 (Foto: Kevin Winter/AFP)


Por outro lado, Trejo via a necessidade de viver logo o personagem no cinema, pois o culto a Machete era tão grande que certa vez, em Londres, ele autografou as costas de dois caras que tinham uma enorme tattoo com a cara do personagem, maiores que uma Virgem de Guadalupe, segundo ele!
No mesmo dia ele liguou para Robert, dizendo que o filme tinha que ser feito.
O longa tá pra aportar aqui no Brasil em outubro, e é um filme que vale a pena ver com a galera.




Nota:7

Fonte utilizada: G1

Um comentário:

  1. ola amigo concordo com vc , discordo da cena da cascata ,a lindsay gravou a cena numa piscina,quando mostra elas peladas,a cena esta numa lagoa com cachoeira . ou seja a atriz nua nao e a lindsay , eles usaram a cena do trailler falso em que as atrizes nuas (apenas a madrasta e a mesma atriz) ,estao numa cachoeira, resumindo : a loirinha nua que beija o dani trejo nao e a lindsay lohan,foi propaganda enganosa , tambem acho que cenas da lindsay foram cortadas ela parece uma figurante de luxo

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...