Blogger templates

1 de out. de 2010

Resenha: Os Perdedores



Indicada em 2004 ao Eisner Awards na categoria melhor série nova, The Losers (Vertigo/DC) mostra um time de ex-operativos secretos da CIA que decide lutar contra a agência depois que sua antiga empregadora decide matá-los. Essa é a sinopse dos quadrinhos e não é muito diferente do mostrado no filme.
O filme não sai muito da linha mostrada nos quadrinhos, e isso é um ponto fortíssimo, já que todos reclamam quando um filme não é fiel às páginas da HQ em que foi baseado.
Os Perdedores, conseguiu esse feito, ficou idêntico ao roteiro mostrado nos quadrinhos e foi mais além, pois apresentou cenas de ação muito superiores, uma química bem legal entre os atores/personagens, bons enquadramentos de cena e elementos gráficos no começo do filme, para apresentação dos personagens, que ficaram muito empolgantes para quem leu a HQ.

O filme foi indicado em seu gênero como sendo Suspense/Comédia/Ação, talvez algo meio insólito de se pensar que possa dar certo, mas nesse caso, o diretor Sylvain White conseguiu contrabalancear todos os gêneros no filme sem que o mesmo parecesse ou caísse no ridículo.
Até mesmo as piadinhas feitas por Chris Evans (Jensen), ator que muitos torcem o nariz, ficaram na medida assim como o personagem que ele representa.
A parte de ação é aquela que todos já conhecem... no melhor estilão norte-americano, com os clichês esperados como: uma equipe de super-especialistas em algo, todos mega-fodões, muitos tiros, explosões, frases de efeito e ação envolvendo carros, motos e aviões!
A diferença é que a trama é interessante e com bons diálogos!

Até as posses de heróis que estão presentes em quase todo filme não incomoda, porque remete diretamente ao estilão comummente utilizado nos quadrinhos.
Falando em ação, uma das melhores ocorre logo no começo do filme. Não tô falando da invasão ao cartel na Bolívia onde sobra tiros pra todo mundo, mas sim do quebra entre o coronel Clay (Jeffrey Dean Morgan) e Aisha (Zoe Saldana) no quarto de hotel! Puta quebra!
Aliás, os nomes do filme! Além de serem dois são grandes atores, seus personagens são essenciais na trama toda. Curti bastante as suas atuações no filme.
Além deles, outra grande participação foi a de Jason Patric, vivendo o personagem Max, responsável por toda a história de origem dos Perdedores, um suposto agente da CIA que os enviou na missão que resulta em suas "mortes".
Ele representou muito bem todos os trejeitos de maluco que o personagem tem na HQ. A cena da praia é hilária. Apesar de ser o vilão do filme, ele curiosamente serviu como alívio cômico (mais ao estilo humor negro, concordo) além de Jensen.

A história é cheia de espionagem e intriga. O que poderia se tornar uma história com trama rasa e enredo frágil, ganha o espectador na plasticidade das cenas mais intensas.
Gostei das semelhanças nas cenas do roubo do helicóptero e da invasão do prédio, com a imitação canastrona de Clint Eastwood, feita por Evans!Perfeitas e tão legais quanto nos quadrinhos. Muitos elementos da HQ estão lá, mas eu tenho somente uma edição para tirar como base. Exatamente o álbum que compila as seis primeiras edições da série, que teve um total de 32.
Outra cena bem legal é o tiroteio no quarto de motel, onde o alvo é Aisha! Cenas em slow muito interessantes...
Uma curiosidade... a tipografia utilizada na van que Pooch (Columbus Short) usa no ataque final é a mesma utilizada para o logo do Wolverine nas capas de sua revista! 
Enfim, é isso. Achei o filme bem divertido, com ação e humor na medida certa, com boas cenas, boa trilha sonora, bons personagens... e cumpre o prometido: diversão! É um filme honesto. Os Perdedores poderia ter singrado para um lado canastrão de filmes de ação, mas foi honesto. Foi fiel aos quadrinhos e trouxe mais elementos, graças aos atores e à um roteiro competente, amarrando muito bem as pontas, apresentando reviravoltas emocionantes e situações bastante críveis. Assim como foi feito por Andy Diggle e Jock nos quadrinhos.
Se você não curtiu o filme, tudo bem, leia a série em quadrinhos. Aposto que você não vai se arrepender!
Se não me engano, Os Perdedores não chegou nem a estrear nos cinemas, tendo sua distribuição direta para DVD/BlueRay.

.
Nota para o filme: 7
Nota para a HQ: 7

Um comentário:

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...