Blogger templates

31 de out. de 2010

Feliz Dia das Bruxas!


O Dia das Bruxas aqui no Brasil é uma data de comemoração recente. Chegou ao nosso país graças à grande influência da cultura americana e através dos cursinhos de inglês espalhados por aí!
Não só englobamos palavras como hot-dog e bussiness no nosso vocabulário cotidiano, como as festas vindas de lá! Espero que um dia a gente tenha festas de faculdade iguais as de lá também... bom, mas enfim, muitos brasileiros defendem que essa data não tem nada a ver com a nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Hum, é de se entender essa opinião, pois se não tivéssemos um folclore tão rico quanto o nosso, o argumento não seria tão válido. Mas o fato é que ainda somos influenciados por modinhas e pelo mega-capitalismo dos americanos, e muita gente faz reverência ao que vêm lá de fora, achando que é muito mais importante e... cool!
Também acho que nosso folclore deveria ser mais valorizado, mas só vamos achar isso lá pras bandas do Norte/Nordeste do país ou para o extremo Sul, lá nos pampas gaúchos onde ainda se conta, com orgulho, a história do Negrinho do Pastoreio.


Muita gente não sabe, mas em 2005, foi instituído pelo governo brasileiro, o Dia do Saci, também comemorado nesse dia 31 de outubro.



O Halloween é uma festa celebrada na véspera do dia de Todos os Santos nos EUA. Hoje ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa para o povo norte-americano. A comemoração foi levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX. A história do Dia das Bruxas surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam em suas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


A festa tem mais de 2500 anos e por ser uma festa pagã (como a maioria das festas que foi "repaginada" pela igreja) foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).



Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras que são símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens que não são tão assim assustadores.
As crianças tem participação importante nesta festa. Com suas fantasias "assustadoras" batem de porta em porta na vizinhança, à procura de doces ou travessuras (trick or treat). Felizes, voltam pra casa com as sacolas cheias de balas, chocolates e doces.
A não ser que saiam de casa como zumbis anões...


Um comentário:

  1. Iniciar o post com esta foto da personagem do Chaves, seriado que adoramos, foi dez! Parabéns e um abraço!

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...