Blogger templates

3 de set de 2006

33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O Salão de Humor de Piracicaba este ano teve a maior exposição de sua história e tem uma extensa programação que segue até o dia 15 de outubro.

No último sábado, dia 26 de agosto, no Parque Engenho Central, aconteceu a premiação do 33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e diferente de outros anos, na ocasião da abertura, foram apresentados os vencedores.
Aliás, grandes vencedores! No quesito tiras de quadrinhos, sem dúvida, os melhores selecionados dos últimos tempos de salão, na minha opinião.

Logo em seguida, após um pocket show meio sofrível com o ator e escritor Marcelo Mansfield, que comandou a cerimônia, houve a abertura da exposição ao público.

Durante um coquetel bem louco e agradável, a base de caipirinha de melancia, maracujá e a insubstituível de limão, teve a as apresentações da Banda Havana, do Duo Sax e Jazz, bem legal, e as performances teatrais do Grupo Transloucados e da Truppe da Alegria, que sinceramente me tiraram boas gargalhadas durante o evento.

Vi a mostra principal, que sinceramente tava ótima, apesar de um ou outro não me agradarem. Essa mostra reuniu o que há de melhor no mundo das artes gráficas, através de 270 trabalhos espalhados pelas categorias Cartum, Charge, Caricatura e Tiras, escolhidos entre quase 1.600 desenhos vindos de 22 países e 23 estados brasileiros.

Outras exposições paralelas podem ser vistas, como a ótima mostra de caricaturas em acrílico do artista Flávio Rossi, denominada All of Jazz sobre os monstros do Jazz e Blues. Até rolou venda de chinelo Havaiana desenhadas por cartunistas brasileiros, de grande porte, como Angeli, Laerte e Glauco, além do Adão Tisurraru, Torosgarai, Tsunamigarray, (hahahaha, desculpa pela piada, mas no evento, ninguém conseguia pronunciar o nome do cara!) que tava por lá e foi responsável pelo cartaz e justamente homenageado do ano.
Fiquei com vontade de ir lá trocar idéia com o cara, mas minha natureza de desenhista nerd envergonhado não me permitiu...
Curto pracaray o trampo do cara!
Tá rolando como evento paralelo uma exposição com os trabalhos dele, denominado, O mundo maravilhoso de Adão Iturrusgarai, que é uma retrospectiva da obra do cartunista (Engenho Central – Armazém 14), bem retrô mesmo, por que tem até desenho de quando o cara tinha 5 anos!

Bom, apesar de horas muito agradáveis pra mim lá no evento, não foi desta vez que vi meu nome entre os premiados e/ou selecionados, mas no geral fico feliz pela qualidade dos trabalhos dos artistas brasileiros e um pouco admirado e consternado de como é possível tanta gente de talento, não estar mais a mostra, mais na mídia do que alguns malas que estão por aí há tanto tempo (quer exemplo?)

Tô postando um dos trabalhos que mandei e assim que eles mandarem os meus outros de volta, eu ponho aqui também.
No mais, aconselho quem tiver oportunidade de comparecer lá na mostra pra ver os trampos expostos, vale muito a pena!!!!

Segundo a secretária de Ação Cultural de Piracicaba, Rosangela Camolese, “a programação está tão diversificada que contempla pessoas dos oito aos 80 anos”.

É isso aí, Fui!

Um dos trampos que mandei - Habeas Corpus

1º LUGAR NO SALÃO DE HUMOR: MISMATCHES
Autor: Acácio Geraldo de Lima - São Paulo





2º LUGAR: OCRE
Autor: Gilmar Barbosa - Santo André / São Paulo


MENÇÃO HONROSA: O AMOR É UMA M...
Autor: José Antonio Costa - Teresina / Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...