Blogger templates

16 de jun de 2006

CONCURSO “CRIE UM VILÃO PARA O QUEBRA-QUEIXO”


Há um tempo atrás foram abertas as inscrições para um concurso cultural que daria ao personagem “Quebra-Queixo” de Marcelo Campos (na foto comendo a esfiha) um novo vilão. Os três primeiros premiados, além de terem suas criações participando de uma história do QQ especial para internet, ganhariam uma edição Trade Paperback da minissérie especial RAN – THANAGAR WAR autografada e somente o primeiro lugar, um original de ACTION COMICS/SUPERMAN com arte de Ivan Reis e Marc Campos também autografado pelos dois.
.


Bem, meus amigos, esse que vos escreve participou, mas como pode ser visto, não foi desta vez...infelizmente!!!

Segundo o artista Marcelo Campos, criador do concurso, num texto publicado em seu BLOG disse que GRANDE PARTE dos trabalhos enviados NÃO seguia as especificações pedidas e foi eliminada na primeira fase das avaliações. (Espero que não tenha ocorrido isso com os meus, hehehe...)
Bom, lá embaixo eu reproduzo na íntegra o texto do artista brasileiro, criador do personagem Quebra-Queixo, desenhista de várias outras coisas legais como Superman e Batman, e que bolou o concurso, onde fala um pouco sobre o concurso e o que ele esperava.

Acho que antecipei o rolo que ia dar e até comentei com pessoas que estavam acompanhando o resultado, que depois de finalizado o concurso, viria um blá, blá, blá qualquer sobre como mandar os desenhos e sobre o lance de enviar uma descrição do personagem e tals...
É bom lembrar que na época da abertura do concurso, tinha o “modus operandi” de como participar e um dos requisitos era enviar junto dos desenhos uma “descrição dos poderes e aspectos psicológicos em até 10 linhas em corpo de texto 12”.

Achei que o que ele falou sobre como criar um personagem, o trivial para quem já trabalha com isso, mas uma aula pra quem tá começando... só que tem neguinho que só desenha e não quer saber de quebrar a cabeça em criar estruturas psicológicas para os personagens.
Muita gente deve ter pensado que não compensava se empenhar tanto num concurso que o desenhista nem iria mais “mexer” com o personagem, porque as histórias serão escritas por outras pessoas e os desenhos serão feitos por outros artistas.

Do meu ponto de vista, valeu a pena ter me empenhado e perdido horas pintando os desenhos no Photoshop. Não ganhei nada do concurso, mas ganhei mais experiência no Photoshop, hehehe!!!!
Mas não dá pra exigir tanto de todos...

Vou até postar o perfil dos personagens que eu fiz também, para todos sacarem como é que é mais ou menos a coisa toda.

Os Vencedores Do Concurso
1º lugar:
Personagem:
CAROLINA GORGON

(clique na imagem para ampliar)

WALMIR DOS SANTOS GALVÍNCIO – SÃO PAULO – SP

2º lugar:
Personagem:
ZIPPER

(clique na imagem para ampliar)
Esse parece ser o mais legal.

– ROMILDO CARLOS FERREIRA – AMERICANA – SP

3º lugar:
Personagem:
HIPOPÓTAMAN

(clique na imagem para ampliar)
ANDRÉ RICARDO REBELO – GASPAR – SC
.
A personagem CAROLINA GORGON será a vilã principal de uma aventura com o QUEBRA-QUEIXO criada exclusivamente para a internet, a ser publicada no site QUANTOON. Esta aventura terá 6 páginas e o roteiro estará a cargo de MARCELO CAMPOS, com arte produzida por profissionais da QUANTA.
Os outros vilões – ZIPPER e HIPOPÓTAMAN – aparecerão como vilões SECUNDÁRIOS (coadjuvantes) nesta aventura. A data de publicação deste material será anunciada em breve.Os três vilões criados serão usados apenas nessa história, e os DIREITOS AUTORAIS sobre esse personagem PERTENCERÃO AO SEU CRIADOR! É claro que os devidos CRÉDITOS SOBRE A CRIAÇÃO DESTES PERSONAGENS serão também dados aos respectivos AUTORES.

Texto de Marcelo Campos - SOBRE O CONCURSO
.
“O critério de avaliação NÃO levou em consideração o conhecimento técnico dos desenhistas nem o conhecimento de cor ou coisa do tipo. O que levamos em consideração foi justamente O CONCEITO abordado”.

“Criar um personagem (seja em que gênero for) não é apenas conferir um nome, um superpoder e supervisual a ele. É entender as motivações desse personagem... de onde veio, para onde quer (ou pensa que quer) ir, por que faz o que faz e o que o levou a fazê-lo. A construção psicológica é o fator primordial que irá manter o interesse do leitor por este personagem... e não os seus poderes ou seu visual. Ao avaliar o material recebido, nós aqui da Quanta sentimos muito a falta de conceitos, de estruturação em um diferencial de comportamento, de uma idéia que este personagem pudesse representar.
Além disso, quando se cria um personagem para um universo já estabelecido é necessário que o artista entenda as estruturas conceituais deste universo, tipos de personagens, tipo de humor... Até onde você pode levar e trabalhar elementos de humor e/ou a seriedade dentro deste universo; como estas duas facetas se comportam. Isso é o que chamamos de “captar a essência do universo”. Não se contente apenas em seguir o que se vê, em termos de estruturação psicológica, na maioria dos materiais de fácil acesso, como os universos estabelecidos de super-heróis de uns tempos para cá. Pense em seus personagens. Crie um passado. Crie motivações, diferenciais... elementos que tornem seu personagem único. Nós sabemos que criar algo único, inédito, absolutamente novo hoje em dia, é MUITO complicado, e nós não entendemos que isso seja obrigatório, mas dê valor ao que você cria passando mais tempo pesquisando, estudando... sentindo o que seu personagem tem para dar e o que ele não tem”.

No final ele agradece a participação de todos aqueles que reservaram um pouco de seu tempo para se dedicarem a esta “brincadeira”, principalmente ao apoio e confiança no trabalho e na seriedade da Quanta em relação ao concurso.
.
Aqui estão meus personagens!!!
Personagem:
SOCA CRÂNIO

(clique na imagem para ver que lindo que ficou, kkkk)

Personagem: MARIMBONDOMAN

(marimbondoman cartoon)
.
Bom, é isso aí, espero que vocês tenham curtido e que venham mais concursos!!! Nós desenhistas precisamos disto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...