Blogger templates

7 de out. de 2011

PJ20 - Documentário sobre a banda Pearl Jam


Dia 20/10 vai ficar marcado pra sempre na minha lembrança.
Fiquei sabendo, de último hora, que o documentário sobre uma das melhores bandas de rock de todos tempos, o Pearl Jam, iria passar nos cinemas... e apenas naquele dia!!!
Não tive dúvidas quanto a sair correndo como louco para poder ver um pouco dessa história, que de certo modo, fez parte da minha também!

 
A banda comemorou 20 anos de carreira nesse dia, 20/10/2011, e resolver dar um presente a seus fãs com um belíssimo documentário sobre a "vida" da banda e de seus integrantes.
"Pearl Jam Twenty" tem direção de Cameron Crowe e mostra mostra o início da banda, dando destaque a personagens como Andrew Wood, Chris Cornell, Jeff Ament, Stone Gossard, Mike McCready, Matt Cameron e Eddie Vedder em imagens inéditas e raras, como um show histórico em Seattle, onde o Pearl Jam nasceu. Foram mais de 1200 horas de filmes raros e inéditos que resultou em 1h49 de um documentário impecável onde os fãs do grupo podem ir ao delírio do início ao fim.
 
Fiquei feliz em ver aquele cinema completamente lotado e em completo silêncio durante a primeira hora do filme, no final já tinha gente se soltando e curtindo um som como se estivesse em um show da banda.
 
Ele mostra toda a evolução pessoal dos integrantes, principalmente de Eddie Vedder, que passa de um garoto tímido e que odeia as câmeras, num vocalista viseral e maluco que dá mosh de lugares extremamente altos, finalizando num cara que inspira tanto inteligência, quanto emoção e espiritualidade em suas canções e na maneira de falar. O baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard tiveram uma participação maior e mais direta nas entrevistas, mas Mike McCready teve sua parte na história, lógico, mostrando porque ele é um dos melhores guitarristas que estão na ativa atualmente.
Além de explicar todo o rolo sobre os bateristas que já passaram na banda até finalmente chegar em Matt Cameron, o cara que, não à toa, é considerado insubstituível para o Pearl Jam, temos a famosa briguinha entre Kurt Cobain e Eddie finalmente desvendada!  

E não foram só os fãs que gostaram de Pearl Jam Twenty, a opinião da crítica tem sido bastante satisfatória! Como o fato de ter um roteiro mais elaborado para um documentário desse tipo e com sequências que prendem o espectador. O documentário em nenhum momento pode ser considerado chato ou monótono e flui bem entre as entrevistas dos integrantes da banda e de convidados.
 
Os primeiros momentos são inteiramente dedicados a Wood, vocalista do Green River, que morreu de overdose logo no início dos anos 90 e que foi um dos responsáveis por hoje existir a banda PJ. Ele é muito bem lembrado nesse documentário pelos amigos, como Chris Cornell e à partir daí, é mostrado como tudo resultou numa das maiores bandas do "grunge".
Muito emocionante!
Curti cada segundo, apesar da minha vontade sufocante de ir ao banheiro! Pô, nunca senti vontade de mixar enquanto assistia um filme no cinema. Tá achando que, justo nesse, eu iria levantar pra ir ao banheiro... e perder um segundo sequer do filme? Nemfodendo!
 
 
A banda ainda lançou o disco duplo "PJ20" com os grandes hits da banda, divididos da seguinte maneira: no disco 1 só músicas ao vivo, presentes no documentário e no segundo músicas inéditas classificadas como raridades e inspirações. Lá você ouve os primeiros acordes de músicas que ganharam outra roupagem depois, e/ou até o título, a homenagem feita a Wood que entrou no álbum do Temple of The Dog, "Say Hello To Heaven", além de uma cover do Alice In Chains!!!
Um álbum bom, mas não chega a ser tudo aquilo que o PJ mereceria ter em sua comemoração de 20 anos, na minha opinião. "Pearl Jam Twenty" ainda será lançado mundialmente em DVD no dia 25 de outubro pela Sony Music. Confira abaixo o trailer do documentário e tente se conter em ter vontade de ver o show dos caras amanhã mesmo! 
 
 
Ah! E aguardem... no final desse mês um podcast especial será lançado aqui. Ele será totalmente dedicado ao Pearl Jam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...