Blogger templates

3 de jan. de 2008

Sidekicks

Bom, pra quem lê quadrinhos nem precisa explicar muito sobre isso.
Nerd que é nerd saca logo de cara! Tô falando dessa palavra em "ingrês" descrita no título aí em cima, mas já que este é um blog democrático e protetor dos animais, não custa nada explicar o termo um pouco...
Sidekicks são aqueles ajudantes (nem sempre mirins ao contrário de que muitos pensam) que ajudam seus "parceiros" (no bom sentido da palavra), pessoas que se encontram em uma, digamos, posição superior a ele.
Por exemplo, Sancho Panza em Dom Quixote, Dr. Watson em Sherlock Holmes e o mais famoso deles (e às vezes, o mais odiado de todos) o garoto-prodígio do tio Batman, Robin.
.
Os sidekicks foram criados como um recurso nas histórias para atrair o público infantil, onde as crianças se identificariam com o herói mirim, e o personagem principal teria alguém para explicar a trama. Muitas vezes usados como elemento cômico, servem também freqüentemente como uma conexão emocional, especialmente quando o herói é descrito como sendo uma pessoa soturna, distante, amarga ou difícil de entender, como Watson em relação a Sherlock Holmes, Robin em relação ao Batman ou pra ser mais explícito, Arthur, que é muito mais ordinário do que o insano Tick.
.
A origem deste termo, no entanto, vem do bolso de uma calça usada no fim do século 19, início do século 20!!!

O “kick” seria um bolso do “lado (side) dianteiro” da calça, (mais conhecido como o bolso da frente, mané) e que seria o mais seguro contra roubos. Assim o "side-kick" tornou-se um companheiro inseparável.
.

.

Inspirado, talvez, na parceria de WebBlack com seu ajudante Robito (que foi criado justamente pra satirizar esses sidekicks), criei um personagem para ser o mini-parceiro do Homem Grilo, porém acabei deixando-o de lado, pois achei que corríamos o sério risco dele cair nas graças do leitor, principalmente da mulherada que lê o HG e acharia com certeza o personagem “muito fófis” (como algumas costumam falar). Por fim também seria contra tudo aquilo que o Homem Grilo representa como personagem.
.

Se bem que, primeiro, o personagem teria que passar sobre o crivo dos autores do Homem Grilo (coisa que não foi feita até hoje), ou seja, ele podia nem chegar a ser usado.

Tá certo que, originalmente, conforme cheguei a escrever, ele não iria durar nem 5 tiras, pois o Homem Grilo ficaria fulo e escorraçaria o pequeno e o resultado desse desprezo todo acabaria num desfecho não tão original e bem parecido com o que aconteceu em Os Incríveis com o vilão Síndrome.

Bom, mas ele será usado com certeza pra outros fins, talvez pra perturbar algum outro personagem meu, como o Escalador ou o antigo Cricman. Sei lá, acho que ele merece mais uma chance como parceiro-mirim de alguém...

Agora se você não curte tais parceiros, leia Brat Pack, (algo como "grupo de pirralhos") HQ que aborda de maneira sórdida e trágica o tema "sidekicks", elemento que passou a ser um estorvo na complicada cronologia dos quadrinhos de heróis e que tanto atormenta o mercado, gerando ao longo dos anos, grupos e mais grupos de heróis “fedelhos” adolescentes “cansados de serem tratados como crianças". Argh!

Fontes: HQManiacs / Wikipedia

Atualizado em 04/01/08

2 comentários:

  1. O Bugman gostaria! Fala com ele.

    ResponderExcluir
  2. De um parceiro mirim?
    Sério?
    É a primeira vez que vejo isso!kkkkkk!

    ResponderExcluir

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...