Blogger templates

23 de mar. de 2012

Chico Anysio, Ao Mestre com Carinho!


O Brasil se despede hoje de vários brasileiros que habitavam uma mesma pessoa. Grandes personagens icônicos, que tinham um pouquinho de cada cidadão deste país e que nasceram da cabeça brilhante do grande humorista Chico Anysio!
Criador de 209 (!) personagens, Chico morreu aos 80 anos, após mais de 100 dias internado num hospital no Rio de Janeiro.



Um dos maiores humoristas do Brasil, uma verdadeira instituição nacional do humor, o cearense nascido em Maranguape Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho é criador de inúmeros bordões famosos, construiu uma carreira sólida através do rádio (como locutor e  radialista) e na TV (como humorista), mas ainda tinha tempo de sobra para atacar como escritor, ator de teatro, cinema e televisão, poeta, compositor, dublador e artista plástico. Isso sem contar o tempo que lhe restava para constituir, durante seus seis casamentos, uma família com 8 filhos, entre eles os também humoristas e colegas de trabalho Lug de Paula (Seu Boneco), Nizo Neto (Seu Pitolomeu), André Lucas (filho adotivo) e Bruno Mazzeo.

Depois de passar por complicadas cirurgias, três comas e idas e vindas ao hospital, Chico infelizmente não resistiu a uma parada cardiorespiratória e faleceu nesta tarde, por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de uma infecção pulmonar.

Chico tinha talento demais, era um dos maiores comediantes de stand-up brasileiro antes mesmo dessa categoria virar moda no país. Seus programas de humor na TV sempre tinham altos indíces de audiência (mesmo que, na minha humilde opinião, alguns sketches fossem meio sem graças). Porém foi criador de um dos maiores programas de humor na televisão já produzidos, chamado A Escolinha do Prof° Raimundo.
Eu não perdia um só programa quando era moleque e hoje ainda acompanho alguns episódios que passam no canal à cabo Viva.
O programa, que durou por mais de 38 anos entre rádio e televisão, reunia grandes nomes do humor brasileiro como, Grande Otelo, Lucio Mauro, Orlando Drummond, Rogério Cardoso, Costinha, Walter D'ÁvilaJosé Vasconcellos e muitos outros nomes que estavam esquecidos pelas emissoras, principalmente pela própria Rede Globo. Chico, inclusive, foi um grande defensor desses humoristas e chegou a brigar com a emissora por não dar a devida atenção que essas pessoas mereciam! Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 96 por um acidente em que fraturou a mandíbula.
Por conta disso, anos mais tarde, foi alvo de uma campanha patrocinada pelo programa Pânico na TV em que pedia a volta de Chico à TV.
Foi além de todas as expectativas (pelo menos das minhas) quando dublou incrivelmente o Sr. Fredricksen na animação UP, produzida pela Disney em parceria com a Pixar.

Chico Anysio tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país e é por isso que presto essa sincera homenagem a esse que é um dos maiores ícones do humor! Valeu por tudo, Chico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...