Blogger templates

1 de fev de 2012

Santa Madre de Los Muertos!



Uma coisa que me chama bastante a atenção são essas pinturas ou qualquer coisa relacionada ao "Dia de Los Muertos", que é comemorado no México entre os dias 1° e 2 de Novembro.
Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos e sua origem é anterior à chegada dos espanhóis na América Central. Há relatos que os astecas, maias e outras comunidades indígenas celebravam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

Antigamente, o festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte), esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

Mas a festa, ao contrário do que muita gente pensa e se levarmos em conta o nosso Dia dos Finados,é muita animada! Eles acreditam que os mortos vêm visitar seus parentes, mas isso não é motivo para tristeza e sim de muita animação. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música, caveirinhas de açúcar (as preferidas das crianças) e os doces que os parentes mortos curtiam.
Vejo isso mais como uma sincera celebração à vida!
Curto muito essa cultura e qualquer coisa relacionada a ela. Não à toa, um dos meus games prediletos é Grim Fandango! =)
Aliás, a morte também é muito celebrada no mundo dos games!

Resolvi fazer essa ilustra como um exercício de design gráfico, além de curtir muito esse tipo de tema!
Já tinha feito algo relacionado, ano passado, um cartaz de lo dia de los muertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...