Blogger templates

6 de nov. de 2006

O que é V de Vingança?


V de Vingança (versão em português para V for Vendetta) é uma série de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd.
A história se passa em um distópico futuro no Reino Unido, em que um misterioso anarquista tenta destruir o governo fascista que está no poder depois de uma grande guerra.
Sobre a Obra. V de Vingança foi publicado originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Moore e Lloyd retomaram a série e a concluíram com uma edição colorida.
A série completa foi republicada nos EUA pelo selo
Vertigo da DC e no Reino Unido pela Titan Books.
No Brasil, foi publicada em 1989 em cinco edições em cores pela editora Globo e mais tarde pela Via Lettera, em dois volumes em preto e branco; em 2006 teve uma edição especial pela Panini, em volume único, colorido e com material extra.

O enredo é situado num passado futurista (uma espécie de passado alternativo), numa realidade em que um partido fascista ascendeu ao poder após uma guerra nuclear.
A semelhança com o regime nazista é inevitável devido ao fato do governo ter o controle sobre a mídia, a existência de uma polícia secreta, campos de concentração para minorias raciais e sexuais.
Existe também um sistema de monitoramento feito por câmeras nos moldes de "1984", de
George Orwell. (Na época, o CCTV ainda não existia tal como o é hoje na Inglaterra quando a obra foi escrita).
A história começa após o fim do conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação, até que surge "V" — um terrorista que se auto-proclama
anarquista, veste uma máscara de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o governo fascista.

by Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...