Pages

31 de jul. de 2008

Independentes no Metropolis

Por conta do último HQMix, o desenhista revelação Jozz e o roteirista Cadu Simões foram entrevistados pelo Metropolis na TV Cultura, e falam um pouco sobre o início de tudo, suas carreiras e sobre a "cena" independente no Brasil, que está ficando cada vez mais forte por causa de exemplos como o Quarto Mundo.

Eu infelizmente, não faço parte de nenhum grupo como esse (até já tentei entrar), mas espero conseguir me virar bem sozinho, na unha mesmo, até pintar uma boa oportunidade. Eu só tenho a torcer por iniciativas assim, pois isso fortalece e muito o mercado nacional.

Mas o que eu queria mostrar, além disso, é que aparece uns desenhos que eu fiz na época que eu desenhava o Homem Grilo na matéria e portanto, queria registrar aqui no blog. Muito legal. =)



Pra quem não percebeu, os desenhos são esses:

30 de jul. de 2008

Ilustra da Semana #3

 
O artista da vez, não é nada desconhecido, pelo menos não nos EUA. Acredito que por aqui não seja tanto também. Provavelmente se eu disser seu nome, você não vai conseguir ligar o nome à pessoa, ou melhor, à obra.
Estou falando do californiano Sean Galloway!
Ficou difícil? E se eu disser que ele fez a concepção dos desenhos, as propagandas e a capa do DVD da animação de Hellboy?
Nada ainda?
E se eu disser que ele é também responsável pelo novo "shape" da amigão da Vizinhança, o teioso Homem-Aranha?

Ah! Se ligou né?
Pois é, o cara tem um traço bem interessante. Curto muito esse tipo de trampo, porque se aproxima muito do que quero fazer. Vejam só:

Galloway é um ilustrador freelance que mora em Los Angeles e tem no currículo trampos para as grandes DC e Vertigo. Aqui em seu blog você pode conferir mais desenhos do cara.
O "lema" do cara também é bem interessante: "It's not if you can't do it, it's if you want to do it." Algo como: O lance não é se você pode ou não fazer, e sim se você quer fazer... hum, profundo!

28 de jul. de 2008

Wolverine: Origem

Você já deve ter lido por aí notícias quentes que chegaram da Comic-Con de San Diego sobre o filme do peludo invocado, não?
Não, não estou falando do Tony Ramos bravo...
Tô falando do Wolverine mesmo (aquele parecido com o Nasi, bwahrárá!).

Eu não vou postar trailer (aquela caca filmada de câmera fotográfica) e nem o novo pôster (que também tá uma caca), justamente por serem muito toscos!

O que eu também acho muito tosco, mas muito mais divertido (até chegar informações, fotos ou vídeos interessantes do filme) são as fotos que os nerds tiram vestidos de Wolverine!
Aqui e aqui tem algumas coisas que postei a muito tempo atrás...
Mas se vocês souberem de mais alguma preciosidade, dêem um toque, ok?

Por enquanto, riam disso...

Velhos Heróis...


Ultimamente, estou percebendo um tipo de interesse e curiosidade de outras pessoas, em saber como seriam os heróis se estivessem numa idade beeem avançada. Estariam provavelmente envelhecidos e decadentes, certo?
Essa também é a visão do artista Donald Soffritti, que fez vários personagens assim nessa situação...

Já havia falado nisso aqui, mas o artista acrescentou novos desenhos. E como estou fazendo uma HQ sobre heróis velhinhos, nada mais justo do que mostrar que a idéia não é original, hahahaha...

Na verdade, é sim. Porque nossos velhos heróis, não são apegados a vícios (só bingo), não são sedentários (eles fazem Tai-Chi), nem obesos (só meio gordinhos), e muito menos são bundas-moles como esses aí. Bem, não no sentido figurado da coisa...

23 de jul. de 2008

HQMix

Hoje, dia 23 de julho de 2008, acontecerá no SESC Pompéia a festa de entrega do 20° Troféu HQMIX, considerado o oscar da categoria artes gráficas no Brasil.

Programem-se!

Com apresentação de Serginho Groisman e show da banda Jumbo Elektro/Cérebro Eletrônico , o Troféu HQMIX chega à sua 20ª edição com um histórico de sucesso, um evento que é reconhecido internacionalmente como um dos principais no mundo.
Essa edição do HQ MIX teve votação realizada no mês de Maio e bateu recorde entre mais de dois mil profissionais da área das artes gráficas em todo o Brasil (Eu fui um dos votantes).
Foram cerca de 1.200 profissionais da área que votam nos 45 itens, escolhendo os melhores do ano que passou. A auditoria é feita pelo Dr. Edwin Ferreira Britto do Tribunal de Ética da OAB.

Coordenada pela ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG – Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, 60 Troféus HQMIX serão distribuídos nesse grande evento no teatro do SESC Pompéia em São Paulo.

Jal e Gualberto Costa, os criadores do prêmio, iniciado no extinto programa TV MIX (88) da Tv Gazeta de SP que era comandado na época por Serginho Groisman, também estarão presentes.

Espero vocês lá!!!!

Fonte: Portal oficial do troféu HQMix

Italian Spiderman

Quando eu falei sobre ele aqui, não sabia que a série ia tomar proporções tão gigantescas na internet... já virou cult!
Tô falando de Italian Spiderman! A versão italiana e grotesca do Homem Aranha!
Se você não sabe do que estou falando, provavelmente você não é um verdadeiro nerd ou não esteve no planeta durante esses últimos 6 meses. Então que tal assistir os episódios pra saber?
Clique logo aqui
!
Existe até blog, onde se especula que a parada vai virar quadrinhos!!!

Eu, como fã da série (isso é muito ruim, por isso é muito bom), mandei um desenho pra lá, mas até agora esses "impiastros" não publicaram!
É esse desenho aí de baixo mesmo, mas visitando o blog você pode ver os outros desenhos que são fantásticos. Principalmente aqueles que são representados como capas da revista...


Italian Spiderman pronto para a ação!


É isso aí, vamos torcer para que essa tosquera vire "gibi"!

21 de jul. de 2008

O maior Batman de todos!

É...parece que eu acertei minha aposta no filme.
Sem dúvida nenhuma Batman-TDK bateu todos os filmes baseados em quadrinhos até agora!
Não só pelas bilheterias (o filme arrecadou 155 milhões e meio durante o seu primeiro final de semana de exibição, batendo o recorde anterior que era do Homem-Aranha 3, que fez cerca de 152 milhõeszes, em 2007), mas por tudo apresentado, desde o marketing até a película propriamente dita.
O filme tem de tudo, ação policial, suspense, drama psicológico, terror e pitadas moderadas de humor. Adicione aí um detetive que se veste de morcego, um bom e promissor promotor público (que se torna tudo aquilo com que luta contra), um policial competentíssimo (prestes a se tornar comissário), coadjuvantes importantíssimos para a trama (o mordomo Alfred, Rachel e Lucius Fox) e por fim, um psicótico criminoso maquiado de botar medo até na máfia russa! Pronto, tá feito o maior filme de heróis de todos os tempos!

Aliás, Batman - TDK bem que pode ser considerado muito mais do que um filme baseado num personagem em quadrinhos. Ele também funcionaria num filme sem personagens "fantasiados"!
Eu achei isso fantástico!
Uma das coisas que dificilmente se vê num cinema é o silêncio que imperou à partir da abertura do filme. Teve gente guardando o saquinho de pipoca! Nunca vi tanta apreenssão numa sala de cinema como vi sábado. Apesar de ser um dia melhor que na estréia, ainda assim é um dia horrível para se ver um filme sossegado... mas as "crianças" se comportaram. O filme mantém o climax do ínicio ao fim.
Outro ponto positivo no filme, foi a classificação etária.
Qualquer criancinha sairia toda cagada da sessão por conta do palhaço do crime.


Mais um ponto positivo! Heath Ledger está absurdamente perfeito na pele do Coringa. As críticas sobre ele não são à toa, e dá ainda mais pena, de constatar que realmente o cinema perdeu um ator fantástico.
A definição que ele dá ao personagem ficou muito boa. "não sigo regras ou planos, sou um agente do caos" e depois "sou como um cachorro correndo atrás de um pneu de carro...se ele pára não sei o que fazer!".
Outra cena memorável (além da mágica com o lápis) é a frustração do Coringa quando não acontece a explosão planejada.
O roteiro e os diálogos estão brilhantes!

Christian Bale (Batman/Bruce Wayne) apesar de ter sido apagago por Ledger e ainda por cima de Aaron Eckhart (Harvey Dent/Duas Caras) no filme, também está compententíssimo no papel do sissudo detetive de capa. E ainda que alguns reclamem de sua voz sussurrada como o Homem Morcego, acho que isso foi um dos diferenciais para que o personagem ficasse tão bom.
Gary Oldman (Jim Gordon) continua fantástico.

Fiquei pensando em pontos negativos no filme e sinceramente os que achei foram facilmente explicados.
1° A roupa (armadura) do Batman era feia - só nas fotos, durante o filme ela passa despercebida.
2° Rachel Dawes é feinha - a atriz Maggie Gyllenhallw pode ser feinha (na minha opinião, ok?) mas foi excelente para o papel e desempenhou bem sua função na trama. E se era para acontecer o que aconteceu, de que adianta se fosse bonita. =)
3° A cena da votação no barco - tá, tudo bem, foi forçada, mas se você levar em consideração que o Coringa tinha acabado de anunciar que não seguia regras, planos e que era um agente do caos, nada mais justo que mostrar como as pessoas gostam de cagar regras...

Ou seja, já que nada disso afetou o filme, como não dizer que até o momento, é um dos melhores filmes baseados em quadrinhos já feitos?
Você vai encontrar resenhas muito mais bem detalhadas por aí explicando com detalhes isso tudo que eu falei, mas não quero me prolongar, porque acho que o melhor a fazer é você que ainda não viu, não ter preconceitos por ser de repente um personagem que você não curte tanto ou ficar nessa guerrinha boba de Marvel vs. DC, e ir assistir a bagaça porque, meu velho, esse filme é muito bom!

Nota 10!!!

19 de jul. de 2008

BATMAN: GOTHAM KNIGHT

Acabei de assistir ao filme de animação Batman: Gotham Knight e achei fantástico! Confesso que não esperava muito dele, mas pra minha surpresa, o primeiro episódio, Have I Got a Story For You (Tenho uma História Para Você) já me chamou a atenção só pelo fato de ter como diretor Koji Morimoto (Tekkon Kinkreet - Preto e Branco). Curto muito aquele traço que eles utilizam.
O roteiro fica por conta de Josh Olson (Marcas da Violência) e mostra um grupo de jovens skatistas e a impressão distinta, que o Cavaleiro das Trevas deixa em cada um, depois de alguns encontros ao acaso. De uma maneira meio onírica, vêmos Batman assumir várias formas diferentes, próprias de um mito urbano!

Dirigido pelo mestre da animação Bruce Timm, que foi responsável pelas séries BATMAN THE ANIMATED SERIES e BATMAN BEYOND, junto com a equipe responsável por alguns dos melhores episódios de Animatrix, Batman Gotham Knight é uma produção da Warner Bros de 6 episódios no melhor estilo animê, e feito em parceria com vários dos melhores estúdios da animação japonesa, Production I.G., MadHouse e Studio 4C.
Os roteiros são feitos pela nata americana de escritores: Josh Olson (Halo - O Filme), David Goyer (Batman Begins), Brian Azzarello (100 Balas, Batman/Deathblow), Greg Rucka (série 52, da DC), Jordan Goldberg e Alan Burnett (Batman do Futuro).

Essa animação servirá de ponte entre Batman Begins e Batman The Dark Knight. Além do já citado primeiro episódio, os demais mostram histórias que estão interligadas por algumas pontas, como o satélite espião, a guerra entre a máfia italiana e russa e os badulaques de Lucius Fox.

- Crossfire é o segundo episódio com direção de Futoshi Higashide e o roteiro de Greg Rucka (Gotham Central) e mostra dois detetives da Polícia de Gotham designados a tratar de assuntos pertinentes ao "vigilante de Gotham" como declara o detetive Allen, que tem que superar sua desconfiança por Batman sob o fogo cruzado da guerra entre as máfias. No episódio participam a detetive Anna Ramirez e o chefão Sal Maroni, que estão no filme The Dark Knight.


- Field Test com direção de Hiroshi Morioka e roteiro de Jordan Goldberg. É o episódio geek que mostra o incrível arsenal high-tech de Batman, criado por Lucius Fox, além de revelar que há algumas coisas que nem ele fará em sua busca por justiça. Aqui, o uniforme apresenta algumas modificações visuais bem legais.
- In Darkness Dwells com direção de Yasuhiro Aoki e roteiro de David Goyer. O roteirista de Batman Begins põe o detetive das trevas contra o Crocodilo (Killer Croc), que parece ainda pior depois de ser afetado pela toxina do medo do Espantalho.
- Working Through Pain com direção de Toshiyuki Kubooka e roteiro de Brian Azzarello (Batman/Deathblow) mostra uma parte do treinamento de Bruce Wayne, com uma exótica mulher indiana chamada Cassandra, o ensinando as técnicas faquires que o ajudariam a dominar as dores físicas e as consequências espirituais de seus atos. Belos desenhos! Lembra em muito, Cowboy Beebop.
- Deadshot com direção de Jong-Sik Nam e roteiro de Alan Burnett, coloca o vilão Pistoleiro na trama, que desafiará Batman por conta de seu amor à armas e total desrespeito pela vida humana.

A curiosidade fica por conta da participação de Alanna Ubach (lembra dela em O Fantástico Mundo de Beakman?) fazendo a voz de Dander. O desenho tem em seu elenco de dubladores vários talentos egressos dos desenhos BATMAN THE ANIMATED SERIES, JUSTICE LEAGUE e BATMAN BEYOND, como o talentoso Kevin Conroy, que por anos foi a voz do BATMAN/BRUCE WAYNE nos mencionados seriados.

Vale a pena!

17 de jul. de 2008

Watchmen - O filme

Os originais

Cara, realmente esse é um dos filmes mais esperados.
Opiniões à parte, até porque as informações sobre o filme são poucas ainda, todo mundo anda ansioso para ver o resultado da transposição dos quadrinhos para a telona.
E hoje para minha surpresa, tive a oportunidade de cameçar a analisar como será esse filme, e te digo... vai ser bom bragarai!
Foi liberado um trailer (não sei até quando, mas se sair fora do ar, vou atualizando) da bagaça.
Veja abaixo e divirta-se!




Se você ainda não leu a série, vai por mim... leia antes de assistir ao filme. Provavelmente a Panini irá lançar (de novo) uma edição especial (e definitiva) da série ano que vem, se não, vai atrás dela num sebo e garanta a sua!

Os Minutemen...a galera que deu origem ao Watchmen

Versão Snoopada!

versão Simpsonizada!

Caso você queira saber mais sobre eles, em Março deste ano, eu fiz um resumão aqui no blog. Vale a pena ler também!

16 de jul. de 2008

Batman The Dark Knight

Faltam apenas dois dias para um dos melhores filmes baseados em quadrinhos da história nerd.
Anotem aí!

Coldplay plagia...de novo?

A banda britânica Coldplay é acusada de plágio novamente!!!

Eles já tinham sido processados, no ano passado, por um músico da Holanda que alegava que "Clocks" era idêntica a uma música composta por ele em 1982 chamada "Caviar and Champagne".
Agora foi a vez de uma banda norte-americana, a Creaky Boards, acusar o Coldplay de ter plagiado uma música deles. A música em questão é simplesmente o atual single da banda, "Viva La Vida" e , por uma dessas ironias do destino, a música da banda se chama "The Songs I Didn't Write" (As músicas que eu não escrevi).

Hum... eu ouvi as duas músicas e sinceramente não notei tanta semelhança assim das notas. Só um pouco dos vocais do cara que é bem puxado pro Chris Martin (processa ele véio!).
Música é que nem matemática e algumas equações inevitavelmente vão se repetir de uma maneira ou outra.

 

Sinceramente, eu acho que essas coisas acontecem só pra promover essas bandinhas de garagem aí...
Mas por outro lado, ouvindo esse trecho da propaganda do Itunes que os caras fizeram, já deu pra sacar que eles realmente plagiaram... só que uma outra música, cantada por uma francesinha chamada Alizzé.
Essa sim poderia muito bem reclamar de plágio! Repare na introdução da música (os violinos ou violoncelos de fundo), que alguns acordes estão quase idênticos em ambas as músicas!

Tente prestar atenção na música...se conseguir.



O Coldplay que me desculpe, até curto o som dos caras, mas de longe, prefiro a francezinha!

15 de jul. de 2008

1° Preview de Veteranos!

Clique na imagem para ampliar

Esse é o primeiro preview da história dos velhinhos... digo, dos heróis veteranos mais amados do Brasil!
E adivinhem quem participa dessa história? Sim, ele mesmo. Tristão!!!
O justiceiro da máscara branca!
Podem esperar por ação!.. e humor.

Ilustra da Semana #2


Essa está difícil!
Esses maravilhosos desenhos são de um ilustrador americano de Jersey, chamado Kizer (ou Kizer180)
Queria poder colocar mais informações sobre o artista, mas ele mesmo parece não querer explicar muito sobre si mesmo, em ambas as páginas que visitei ultimamente, seu blog e sua página no DeviantART.
Já usei um desenho dele num post que fiz sobre o filme do Hulk, lembra?


Foi difícil escolher duas pin-ups para colocar aqui, o cara tem um traço muito legal, por isso vale muito a pena gastar alguns minutos em seus dois sites.
Não sei se o cara anda fazendo algo para alguma editora (bem que devia), mas se algum leitor desse blog (todos os 3) tiverem notícias sobre isso, é só mandar que o Submundo informa!