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28 de jun. de 2006
Calvin & Haroldo
Esse é sem dúvida um dos melhores, se não o maior, personagem que existe em tiras!!
Pena que não é mais publicado...
Se vc quer ver mais clique aqui
http://www.tapadinho.xpg.com.br/universo_comics.htm
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16 de jun. de 2006
CONCURSO “CRIE UM VILÃO PARA O QUEBRA-QUEIXO”
Há um tempo atrás foram abertas as inscrições para um concurso cultural que daria ao personagem “Quebra-Queixo” de Marcelo Campos (na foto comendo a esfiha) um novo vilão. Os três primeiros premiados, além de terem suas criações participando de uma história do QQ especial para internet, ganhariam uma edição Trade Paperback da minissérie especial RAN – THANAGAR WAR autografada e somente o primeiro lugar, um original de ACTION COMICS/SUPERMAN com arte de Ivan Reis e Marc Campos também autografado pelos dois.
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Bem, meus amigos, esse que vos escreve participou, mas como pode ser visto, não foi desta vez...infelizmente!!!
Segundo o artista Marcelo Campos, criador do concurso, num texto publicado em seu BLOG disse que GRANDE PARTE dos trabalhos enviados NÃO seguia as especificações pedidas e foi eliminada na primeira fase das avaliações. (Espero que não tenha ocorrido isso com os meus, hehehe...)
Bom, lá embaixo eu reproduzo na íntegra o texto do artista brasileiro, criador do personagem Quebra-Queixo, desenhista de várias outras coisas legais como Superman e Batman, e que bolou o concurso, onde fala um pouco sobre o concurso e o que ele esperava.
Acho que antecipei o rolo que ia dar e até comentei com pessoas que estavam acompanhando o resultado, que depois de finalizado o concurso, viria um blá, blá, blá qualquer sobre como mandar os desenhos e sobre o lance de enviar uma descrição do personagem e tals...
É bom lembrar que na época da abertura do concurso, tinha o “modus operandi” de como participar e um dos requisitos era enviar junto dos desenhos uma “descrição dos poderes e aspectos psicológicos em até 10 linhas em corpo de texto 12”.
Achei que o que ele falou sobre como criar um personagem, o trivial para quem já trabalha com isso, mas uma aula pra quem tá começando... só que tem neguinho que só desenha e não quer saber de quebrar a cabeça em criar estruturas psicológicas para os personagens.
Muita gente deve ter pensado que não compensava se empenhar tanto num concurso que o desenhista nem iria mais “mexer” com o personagem, porque as histórias serão escritas por outras pessoas e os desenhos serão feitos por outros artistas.
Do meu ponto de vista, valeu a pena ter me empenhado e perdido horas pintando os desenhos no Photoshop. Não ganhei nada do concurso, mas ganhei mais experiência no Photoshop, hehehe!!!!
Mas não dá pra exigir tanto de todos...
Vou até postar o perfil dos personagens que eu fiz também, para todos sacarem como é que é mais ou menos a coisa toda.
Os Vencedores Do Concurso
(clique na imagem para ampliar)
WALMIR DOS SANTOS GALVÍNCIO – SÃO PAULO – SP
2º lugar:
Personagem: ZIPPER
WALMIR DOS SANTOS GALVÍNCIO – SÃO PAULO – SP
2º lugar:
Personagem: ZIPPER
(clique na imagem para ampliar)
Esse parece ser o mais legal.
– ROMILDO CARLOS FERREIRA – AMERICANA – SP
3º lugar:
Personagem: HIPOPÓTAMAN
– ROMILDO CARLOS FERREIRA – AMERICANA – SP
3º lugar:
Personagem: HIPOPÓTAMAN
(clique na imagem para ampliar)
ANDRÉ RICARDO REBELO – GASPAR – SC
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A personagem CAROLINA GORGON será a vilã principal de uma aventura com o QUEBRA-QUEIXO criada exclusivamente para a internet, a ser publicada no site QUANTOON. Esta aventura terá 6 páginas e o roteiro estará a cargo de MARCELO CAMPOS, com arte produzida por profissionais da QUANTA.
Os outros vilões – ZIPPER e HIPOPÓTAMAN – aparecerão como vilões SECUNDÁRIOS (coadjuvantes) nesta aventura. A data de publicação deste material será anunciada em breve.Os três vilões criados serão usados apenas nessa história, e os DIREITOS AUTORAIS sobre esse personagem PERTENCERÃO AO SEU CRIADOR! É claro que os devidos CRÉDITOS SOBRE A CRIAÇÃO DESTES PERSONAGENS serão também dados aos respectivos AUTORES.
Texto de Marcelo Campos - SOBRE O CONCURSO
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A personagem CAROLINA GORGON será a vilã principal de uma aventura com o QUEBRA-QUEIXO criada exclusivamente para a internet, a ser publicada no site QUANTOON. Esta aventura terá 6 páginas e o roteiro estará a cargo de MARCELO CAMPOS, com arte produzida por profissionais da QUANTA.
Os outros vilões – ZIPPER e HIPOPÓTAMAN – aparecerão como vilões SECUNDÁRIOS (coadjuvantes) nesta aventura. A data de publicação deste material será anunciada em breve.Os três vilões criados serão usados apenas nessa história, e os DIREITOS AUTORAIS sobre esse personagem PERTENCERÃO AO SEU CRIADOR! É claro que os devidos CRÉDITOS SOBRE A CRIAÇÃO DESTES PERSONAGENS serão também dados aos respectivos AUTORES.
Texto de Marcelo Campos - SOBRE O CONCURSO
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“O critério de avaliação NÃO levou em consideração o conhecimento técnico dos desenhistas nem o conhecimento de cor ou coisa do tipo. O que levamos em consideração foi justamente O CONCEITO abordado”.
“Criar um personagem (seja em que gênero for) não é apenas conferir um nome, um superpoder e supervisual a ele. É entender as motivações desse personagem... de onde veio, para onde quer (ou pensa que quer) ir, por que faz o que faz e o que o levou a fazê-lo. A construção psicológica é o fator primordial que irá manter o interesse do leitor por este personagem... e não os seus poderes ou seu visual. Ao avaliar o material recebido, nós aqui da Quanta sentimos muito a falta de conceitos, de estruturação em um diferencial de comportamento, de uma idéia que este personagem pudesse representar.
Além disso, quando se cria um personagem para um universo já estabelecido é necessário que o artista entenda as estruturas conceituais deste universo, tipos de personagens, tipo de humor... Até onde você pode levar e trabalhar elementos de humor e/ou a seriedade dentro deste universo; como estas duas facetas se comportam. Isso é o que chamamos de “captar a essência do universo”. Não se contente apenas em seguir o que se vê, em termos de estruturação psicológica, na maioria dos materiais de fácil acesso, como os universos estabelecidos de super-heróis de uns tempos para cá. Pense em seus personagens. Crie um passado. Crie motivações, diferenciais... elementos que tornem seu personagem único. Nós sabemos que criar algo único, inédito, absolutamente novo hoje em dia, é MUITO complicado, e nós não entendemos que isso seja obrigatório, mas dê valor ao que você cria passando mais tempo pesquisando, estudando... sentindo o que seu personagem tem para dar e o que ele não tem”.
No final ele agradece a participação de todos aqueles que reservaram um pouco de seu tempo para se dedicarem a esta “brincadeira”, principalmente ao apoio e confiança no trabalho e na seriedade da Quanta em relação ao concurso.
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Aqui estão meus personagens!!!
Personagem: SOCA CRÂNIO
“Criar um personagem (seja em que gênero for) não é apenas conferir um nome, um superpoder e supervisual a ele. É entender as motivações desse personagem... de onde veio, para onde quer (ou pensa que quer) ir, por que faz o que faz e o que o levou a fazê-lo. A construção psicológica é o fator primordial que irá manter o interesse do leitor por este personagem... e não os seus poderes ou seu visual. Ao avaliar o material recebido, nós aqui da Quanta sentimos muito a falta de conceitos, de estruturação em um diferencial de comportamento, de uma idéia que este personagem pudesse representar.
Além disso, quando se cria um personagem para um universo já estabelecido é necessário que o artista entenda as estruturas conceituais deste universo, tipos de personagens, tipo de humor... Até onde você pode levar e trabalhar elementos de humor e/ou a seriedade dentro deste universo; como estas duas facetas se comportam. Isso é o que chamamos de “captar a essência do universo”. Não se contente apenas em seguir o que se vê, em termos de estruturação psicológica, na maioria dos materiais de fácil acesso, como os universos estabelecidos de super-heróis de uns tempos para cá. Pense em seus personagens. Crie um passado. Crie motivações, diferenciais... elementos que tornem seu personagem único. Nós sabemos que criar algo único, inédito, absolutamente novo hoje em dia, é MUITO complicado, e nós não entendemos que isso seja obrigatório, mas dê valor ao que você cria passando mais tempo pesquisando, estudando... sentindo o que seu personagem tem para dar e o que ele não tem”.
No final ele agradece a participação de todos aqueles que reservaram um pouco de seu tempo para se dedicarem a esta “brincadeira”, principalmente ao apoio e confiança no trabalho e na seriedade da Quanta em relação ao concurso.
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Aqui estão meus personagens!!!
Personagem: SOCA CRÂNIO
(marimbondoman cartoon)
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Bom, é isso aí, espero que vocês tenham curtido e que venham mais concursos!!! Nós desenhistas precisamos disto!
Personagens Novos
Soca Crânio
MarimbondoMan
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Nascido, crescido e fermentado em Buracópolis, Alan MacKynski, o Soca-Crânio começou sua carreira na Força Zero como limpador dos trilhos iniciais da rampa de decolagem do Vagão. Passados alguns anos, com certo treinamento e disciplina, passou a limpar e ajustar o próprio Vagão.
Após um erro de manutenção nas bobinas elétricas do tanque de guerra amestrado do Quebra-Queixo, Alan sofre um acidente que o faz perder não só o emprego, mas a mão e o antebraço esquerdo também. Com o sistema de saúde precário e uma assistência medica sofrível que não só Buracópolis enfrentava, mas como a própria Força-Zero, Alan é submetido a um cirurgião açougueiro que detona mais ainda com seu braço. O direito.
Desesperado, Alan consegue se infiltrar no QG e usar a caixa embrião para reconstruir seu braço. Mas, algo dá muito errado, ou muito certo dependendo do ponto de vista...
Seu metabolismo foi acelerado artificialmente e Alan ganha meta-força, mas...seu braço continua inútil. Bem, inútil só do ponto de vista de que ele não vai mais poder amarrar os próprios sapatos.
Ele ganha o poder de agrupar metal em seu braço e moldar conforme sua vontade, para criar armas, martelos, machadas ou até uma simples e gelada mão de metal. Trás sempre consigo sua maleta de peças metálicas e ferramentas, que anteriormente usava para trabalhar na manutenção do vagão... Yg descobre a mancada e o mecânico é escorraçado pelo todo poderoso da Força. Além de sofrer no mesmo dia, gozações do Sapão e enfrentar o mau-humor do Quebra-Queixo, que acabara de voltar de uma festa de lançamento da revista PlaytecnoBoy, onde Ava, Ev e Iv pousaram nuas...
Depois de uma surra de tecnotoalha molhada, Mackynski pira e promete a si mesmo conseguir sobrepujar, escorraçar e humilhar todos na Força Zero, especialmente Yg e Sapão...
Adotando o nome de Soca Crânio, agora ele só sossegará quando conseguir derrotar, através de uma vingança pessoal metálica, o melhor agente da Força - Quebra-Queixo!!!
Após um erro de manutenção nas bobinas elétricas do tanque de guerra amestrado do Quebra-Queixo, Alan sofre um acidente que o faz perder não só o emprego, mas a mão e o antebraço esquerdo também. Com o sistema de saúde precário e uma assistência medica sofrível que não só Buracópolis enfrentava, mas como a própria Força-Zero, Alan é submetido a um cirurgião açougueiro que detona mais ainda com seu braço. O direito.
Desesperado, Alan consegue se infiltrar no QG e usar a caixa embrião para reconstruir seu braço. Mas, algo dá muito errado, ou muito certo dependendo do ponto de vista...
Seu metabolismo foi acelerado artificialmente e Alan ganha meta-força, mas...seu braço continua inútil. Bem, inútil só do ponto de vista de que ele não vai mais poder amarrar os próprios sapatos.
Ele ganha o poder de agrupar metal em seu braço e moldar conforme sua vontade, para criar armas, martelos, machadas ou até uma simples e gelada mão de metal. Trás sempre consigo sua maleta de peças metálicas e ferramentas, que anteriormente usava para trabalhar na manutenção do vagão... Yg descobre a mancada e o mecânico é escorraçado pelo todo poderoso da Força. Além de sofrer no mesmo dia, gozações do Sapão e enfrentar o mau-humor do Quebra-Queixo, que acabara de voltar de uma festa de lançamento da revista PlaytecnoBoy, onde Ava, Ev e Iv pousaram nuas...
Depois de uma surra de tecnotoalha molhada, Mackynski pira e promete a si mesmo conseguir sobrepujar, escorraçar e humilhar todos na Força Zero, especialmente Yg e Sapão...
Adotando o nome de Soca Crânio, agora ele só sossegará quando conseguir derrotar, através de uma vingança pessoal metálica, o melhor agente da Força - Quebra-Queixo!!!
MarimbondoMan
Mário Bondor, sempre foi um pacato cidadão da pacata cidade de Pacatópolis, outrora zona rural da não tão pacata megamegalópolis Nova Fronteira. Só que com o passar do tempo e com todo progresso cavalgando brutalmente, sua humilde e sossegada residência foi tomada por esse progresso acachapante e rodeada cada vez mais por fumaça, fuligem e odores dos grandes prédios e barracões industriais. Mário, zangado com todo esse zum-zum-zum, decide protestar contra a cidade de Buracópolis, que estava acabando com seu sossego e invadindo sua pacata vida.
Seu zunido não surtiu muito efeito e após ser humilhado pelo prefeito e o xerife da cidade, Mário tenta sua última tentativa de relaxar. O apiário!
Bondor era tecnoprodutor de melado de marimbondo em sua cidade, mas qual foi sua surpresa ao chegar em casa e encontrar todo seu trabalho de anos serem destruídos por uma briga colossal entre Quebra-Queixo e Fauno Albino.
Sofrendo de um fortíssimo colapso nervoso, como se fosse o próprio Vagão, Mário parte para cima dos dois e acaba caindo num tonel cheio de produtos químicos com melado de marimbondo e se torna...MARIMBONDO MAN, man,MAN,man!!!!
Mário ganha poderes especiais como meta-força sobre-humana e asas. Ele já possuía uma bunda avantajada e apenas foi adicionada a ela uma agulha que emite eletro-choques. Infelizmente, a parte pacata de Mário se foi, deixando em seu lugar um ríspido, mau-humorado e extremamente zangado ser!!!
Agora ele só sossegará quando conseguir derrotar, através de uma vingança pessoal, o melhor agente da Força - Quebra-Queixo.
Seu zunido não surtiu muito efeito e após ser humilhado pelo prefeito e o xerife da cidade, Mário tenta sua última tentativa de relaxar. O apiário!
Bondor era tecnoprodutor de melado de marimbondo em sua cidade, mas qual foi sua surpresa ao chegar em casa e encontrar todo seu trabalho de anos serem destruídos por uma briga colossal entre Quebra-Queixo e Fauno Albino.
Sofrendo de um fortíssimo colapso nervoso, como se fosse o próprio Vagão, Mário parte para cima dos dois e acaba caindo num tonel cheio de produtos químicos com melado de marimbondo e se torna...MARIMBONDO MAN, man,MAN,man!!!!
Mário ganha poderes especiais como meta-força sobre-humana e asas. Ele já possuía uma bunda avantajada e apenas foi adicionada a ela uma agulha que emite eletro-choques. Infelizmente, a parte pacata de Mário se foi, deixando em seu lugar um ríspido, mau-humorado e extremamente zangado ser!!!
Agora ele só sossegará quando conseguir derrotar, através de uma vingança pessoal, o melhor agente da Força - Quebra-Queixo.
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14 de jun. de 2006
Mais Action Figures!
Quadrinhos para colorir
A Marvel Anuncia Nextwave: Agents of H.A.T.E. (#5 Crayon Butchery Variant)
ou melhor, aqui
http://paginas.terra.com.br/lazer/medi/col_piolho_liefeld.htm
Você curte Nextwave: Agentes de H.A.T.E.? (???)
Nem sabe o que é?
Pelo menos é fã de quadrinhos e curte colorir?
Saca só isso...por que é só lá mesmo!
Nos Estados Unidos do Tio Bush, a Marvel tá lançando uma revista para coloristas iniciantes, ou no mínimo pra nerds infantilóides. Vem com aqueles crayons “pastéis” para colorir.
Agora eles não só podem ler, mas colorir os personagens Mônica, o Capitão, Boom Boom (nem sei como vão traduzir esse), Homem-Máquina e todos os outros (?)
Então, nerd desgraçado, liberte a criança que há dentro de você, corra até uma comic shop que vende coisa gringa e...peraí!
Pelo menos é fã de quadrinhos e curte colorir?
Saca só isso...por que é só lá mesmo!
Nos Estados Unidos do Tio Bush, a Marvel tá lançando uma revista para coloristas iniciantes, ou no mínimo pra nerds infantilóides. Vem com aqueles crayons “pastéis” para colorir.
Agora eles não só podem ler, mas colorir os personagens Mônica, o Capitão, Boom Boom (nem sei como vão traduzir esse), Homem-Máquina e todos os outros (?)
Então, nerd desgraçado, liberte a criança que há dentro de você, corra até uma comic shop que vende coisa gringa e...peraí!
Tomara que eles não lancem isso por aqui!
Acho que seria legal se lançassem uma revista pra ensinar a desenhar. Liefeld com certeza ia comprar...
Se você não conhece Rob Liefeld e seus “magníficos” (argh!) desenhos clica aqui
http://www.robliefeld.net/main.htmAcho que seria legal se lançassem uma revista pra ensinar a desenhar. Liefeld com certeza ia comprar...
Se você não conhece Rob Liefeld e seus “magníficos” (argh!) desenhos clica aqui
ou melhor, aqui
http://paginas.terra.com.br/lazer/medi/col_piolho_liefeld.htm
13 de jun. de 2006
5 de jun. de 2006
Efeito Fênix
Foi disponibilizado na internet alguns conceitos visuais do filme X-Men - The Last Stand.
O especialista em efeitos especiais Alp Altiner divulgou em seu site, cenas que ele criou para a Fênix Negra (incluindo diversas opções das chamas do Efeito Fênix, cuja ausência foi sentida pelos fãs). Confira abaixo ou em http://www.alpaltiner.com/alp_navigation_html/alp_xmen.html :
O especialista em efeitos especiais Alp Altiner divulgou em seu site, cenas que ele criou para a Fênix Negra (incluindo diversas opções das chamas do Efeito Fênix, cuja ausência foi sentida pelos fãs). Confira abaixo ou em http://www.alpaltiner.com/alp_navigation_html/alp_xmen.html :
4 de jun. de 2006
O que é Ilusão?
Não vou fazer grandes comentários aqui, por que ficaria massante e no meu ponto de vista tiraria uma penca de conclusões que você mesmo possa ter. Sempre achei que a melhor opinião é a nossa própria, por mais que ela esteja errada, hehehe...
Se você estiver de bobeira e quer parar uns minutos e pensar, refletir, meditar, etc...sobre a vida e tudo mais. Veja o filme "Quem somos nós", acesse o site http://www.whatthebleep.com/synopsis/drh-synopsis.shtml (o filme é mais interessante pra quem não sabe inglês) e viaje!!!
Um exemplo de que é falado no filme, sobre que vemos somente as coisas que entendemos, é isso aqui.
"Se voce observar as imagens abaixo sentado na distância normal do monitor, o Sr. Raiva está à esquerda e a Sra. Calma está à direita. Agora, levante-se do seu lugar e mova-se para trás uns 2 metros e verá que eles trocam de lugar!!!
Este desenho deve ter sido criado por Phillippe G. Schyns e Aude Oliva da Universidade de Glasgow. Isto prova que nós talvez não estejamos vendo "o que realmente existe num determinado lugar, o tempo todo."
Louco né?